PROFESSORA IDEAL X PROFESSORA REAL - A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO

  • Mariany Almeida Montino Unitins
  • Pedro da Cunha Pinto Neto Unicamp

Résumé

Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa de doutorado e trata do modelo de formação contínua oferecida às professoras pela secretaria de educação de um município do estado de São Paulo. Tem como proposta revelar similaridades e diferenças que podem ser percebidas entre a imagem da professora idealizada pelas formadoras, capaz de transformar sua prática pedagógica e desenvolver determinados projetos com seus alunos e a professora real inserida no contexto da sala de aula.  Baseia-se em entrevistas semi-diretivas, realizadas com as formadoras do centro de formação contínua desse município, tratadas à luz das contribuições da Análise de Conteúdo. Questões como a descrença nas capacidades e a necessidade de preencher, constantemente, “buracos de formação”, aparecem nas falas das formadoras e deixam entrever um modelo de formação contínua marcado por contradições e baseado no déficit de conhecimentos e capacidades de professoras e alunos.

Bibliographies de l'auteur

Mariany Almeida Montino, Unitins
Professora da Universidade Estadual do Tocantins, Graduada na Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.
Pedro da Cunha Pinto Neto, Unicamp
Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação, junto ao Departamento de Ensino e Práticas Culturais – DEPRAC.

Références

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Publiée
2017-03-21
Rubrique
Artigos