PROFESSORA IDEAL X PROFESSORA REAL - A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Résumé
Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa de doutorado e trata do modelo de formação contínua oferecida às professoras pela secretaria de educação de um município do estado de São Paulo. Tem como proposta revelar similaridades e diferenças que podem ser percebidas entre a imagem da professora idealizada pelas formadoras, capaz de transformar sua prática pedagógica e desenvolver determinados projetos com seus alunos e a professora real inserida no contexto da sala de aula. Baseia-se em entrevistas semi-diretivas, realizadas com as formadoras do centro de formação contínua desse município, tratadas à luz das contribuições da Análise de Conteúdo. Questões como a descrença nas capacidades e a necessidade de preencher, constantemente, “buracos de formação”, aparecem nas falas das formadoras e deixam entrever um modelo de formação contínua marcado por contradições e baseado no déficit de conhecimentos e capacidades de professoras e alunos.
Références
ARRETCHE, Martha. Mitos da Descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 31, jul. 1996. http://www.anpocs.org.br/portal/content/view/108/54/
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal, 2008.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores – Os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora, Porto, Portugal, 2001.
FUSARI, José Cerchi. Programa Salto para o futuro. Formação contínua de professores. Exibido em 02/08/2005. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yXkOK017EKc
GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.17, jan./abr., 2008.
NASCIMENTO, Maria das Graças. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, Vera Maria. Magistério: Construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2008.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.10, n.30, p.285-300, maio/ago,2010.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Dimensões Pedagógicas e Políticas da Formação Contínua. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Campinas: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).