PROFESSORA IDEAL X PROFESSORA REAL - A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Abstract
Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa de doutorado e trata do modelo de formação contínua oferecida às professoras pela secretaria de educação de um município do estado de São Paulo. Tem como proposta revelar similaridades e diferenças que podem ser percebidas entre a imagem da professora idealizada pelas formadoras, capaz de transformar sua prática pedagógica e desenvolver determinados projetos com seus alunos e a professora real inserida no contexto da sala de aula. Baseia-se em entrevistas semi-diretivas, realizadas com as formadoras do centro de formação contínua desse município, tratadas à luz das contribuições da Análise de Conteúdo. Questões como a descrença nas capacidades e a necessidade de preencher, constantemente, “buracos de formação”, aparecem nas falas das formadoras e deixam entrever um modelo de formação contínua marcado por contradições e baseado no déficit de conhecimentos e capacidades de professoras e alunos.
References
ARRETCHE, Martha. Mitos da Descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, n. 31, jul. 1996. http://www.anpocs.org.br/portal/content/view/108/54/
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal, 2008.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores – Os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora, Porto, Portugal, 2001.
FUSARI, José Cerchi. Programa Salto para o futuro. Formação contínua de professores. Exibido em 02/08/2005. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yXkOK017EKc
GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.17, jan./abr., 2008.
NASCIMENTO, Maria das Graças. A formação continuada dos professores: modelos, dimensões e problemática. In: CANDAU, Vera Maria. Magistério: Construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2008.
RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2003.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.10, n.30, p.285-300, maio/ago,2010.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Dimensões Pedagógicas e Políticas da Formação Contínua. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Campinas: Papirus, 1998. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).