ADOECIMENTO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ

Palavras-chave: Professor. Ensino. Mal-estar docente. Políticas Públicas. Rede Estadual de Ensino.

Resumo

Este estudo investiga os fatores que contribuem para o adoecimento docente nas escolas de Ensino Básico na rede pública estadual do Paraná. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com apoio dos estudos de Esteves (1999), Codo (2006), Souza e Leite (2011). Também se pretende apresentar reflexões sobre o elevado número de atribuições e responsabilidades impostas a este profissional e as consequências que resultam no denominado mal-estar docente. Os resultados alcançados demonstram que a maioria dos afastamentos de função e licenças médica decorrem por enfermidades, em primeiro lugar de cunho emocional e, em segundo, por problemas de desgaste físico. Os resultados embora não permitam conclusões absolutas, chamam a atenção para a necessidade de se pensar de forma imediata, principalmente pela mantenedora da Rede Estadual, urgentes ações por meio de políticas públicas permanentes e efetivas voltadas a, se não solucionar, ao menos minimizar os problemas de saúde no campo da docência.

Biografia do Autor

Elza Fagundes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação. Bacharel em Direito. Licenciada em Letras.  Advogada da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora e Mestre em Educação. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior. Licenciada em Pedagogia. Bacharel em Direito. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Editora da Revista Diálogo Educacional ( PUCPR).

 

 

 

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Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos