ADOECIMENTO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ
Abstract
Este estudo investiga os fatores que contribuem para o adoecimento docente nas escolas de Ensino Básico na rede pública estadual do Paraná. Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com apoio dos estudos de Esteves (1999), Codo (2006), Souza e Leite (2011). Também se pretende apresentar reflexões sobre o elevado número de atribuições e responsabilidades impostas a este profissional e as consequências que resultam no denominado mal-estar docente. Os resultados alcançados demonstram que a maioria dos afastamentos de função e licenças médica decorrem por enfermidades, em primeiro lugar de cunho emocional e, em segundo, por problemas de desgaste físico. Os resultados embora não permitam conclusões absolutas, chamam a atenção para a necessidade de se pensar de forma imediata, principalmente pela mantenedora da Rede Estadual, urgentes ações por meio de políticas públicas permanentes e efetivas voltadas a, se não solucionar, ao menos minimizar os problemas de saúde no campo da docência.
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