ARTE URBANA NO CONTEXTO AMAZÔNICO: PROPOSTAS EDUCOMUNICACIONAIS NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE RORAIMA/BRASIL E VENEZUELA
Résumé
Esta proposta buscou compreender como a Arte Urbana produzida por coletivos artísticos brasileiros e venezuelanos, pertencentes ao território amazônico, comunicam suas proposições educomunicacionais. Para isso trabalhamos com o Circuito da Arte consolidado com base nos estudos de Johnson (1999) e, Nussbaumer (2000). Para as primeiras aproximações da investigação, destacamos que foram realizadas investigações nas redes sociais dos coletivos escolhidos: Coletivo Macu-x/BR; Movimento Urbanus/BR; Urbano Aborigem/VZ e MuralEja/VZ. Para ampliar esta investigação serão realizadas investigações adentrando no material audiovisual (narrativas visuais e orais) coletadas no contato com os grupos. Percebemos nas análises um olhar atento para a consolidação dos coletivos como Movimentos de Arte Urbana (TORROW, 1997) em um cenário de consolidação de uma “epistemologia do sul” (SOUZA SANTOS, MENESES, 2010) no qual atende a necessidade de “produzir e disseminar distinções”, de ampliar o repertório da arte como elemento de luta e reivindicação social do e no contexto amazônico fronteiriço.
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