“NÓS SOMOS AS REDES”: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA

Résumé

Neste artigo são apresentadas algumas reflexões sobre o uso das redes sociais na escola. O objetivo é analisar a literatura sobre o uso dessas redes pelos professores e alunos para, então, realizar um mapeamento quanto ao uso pedagógico dessas redes na educação para identificar a importância delas no processo educativo. O crescente uso das redes sociais WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter e a compreensão de uso destas na escola motivou o interesse em identificar se estes meios podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e, consequentemente, na produção de novas aprendizagens. A pesquisa ancorou-se, entre outros, em Kenski (2009), Lévy (2000) e Farias e Scherer (2018) para a análise do uso das redes sociais na escola e algumas questões pertinentes no que diz respeito à sociedade contemporânea neste contexto educacional.

Bibliographies de l'auteur

José Antonio Aguiar Gama, Seduc -TO

Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas com ênfase em Educação em Tecnologias de Informação e Comunicação - Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas; Mestre em Tecnologias Digitais e Sociedade do Co - Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), Espanha; Especialista em Psicodagogia (FACINTER); Graduado em Pedagogia e História - Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente, Diretor Geral do Colégio Estadual São José, no município de Palmas / TO, desde 2015.

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela mesma Universidade. Doutor em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

Kyldes Batista Vicente, Unitins

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA). Pós-doutora em Letras (pela UFG). Professora na Unitins e na Faculdade Itop.

Zoélia Tavares de Castro, Colégio Estadual São José

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas. Possui licenciatura plena em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2000). Tem experiência há mais de 18 anos como professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins. Possui pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia - IBEPEX (2001). Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual São José, em Palmas / TO.

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Publiée
2020-06-04