“NÓS SOMOS AS REDES”: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA
Abstract
Neste artigo são apresentadas algumas reflexões sobre o uso das redes sociais na escola. O objetivo é analisar a literatura sobre o uso dessas redes pelos professores e alunos para, então, realizar um mapeamento quanto ao uso pedagógico dessas redes na educação para identificar a importância delas no processo educativo. O crescente uso das redes sociais WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter e a compreensão de uso destas na escola motivou o interesse em identificar se estes meios podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e, consequentemente, na produção de novas aprendizagens. A pesquisa ancorou-se, entre outros, em Kenski (2009), Lévy (2000) e Farias e Scherer (2018) para a análise do uso das redes sociais na escola e algumas questões pertinentes no que diz respeito à sociedade contemporânea neste contexto educacional.
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação a distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 jul. 2018.
ALCARÁ A.; TOMAÉL M.; CHIARA I Di. Das redes sociais à inovação. Revista Ciência da Informação Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf>. Acesso em: 05 de agosto de 2018.
BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. Blackwell Publishers Inc: Malden, 2000.
_________, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
CARVALHO, Jaciara de Sá. REDES E COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS PARA UMA DISTINÇÃO. 2009. 196 p.: il., tabs. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Linguagem e Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Major. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FARIAS, J. G de; SCHERER, A. L. Uso da rede social Facebook como ferramenta de ensino – aprendizagem em Cursos de Ensino Superior. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância. Vol. 11 (set. 2012) – São Paulo: Associação brasileira de educação a distância, 2018.
FRANÇA. George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a distância. In: Perspectivas em Ciências da Informação, c. 14, n. 1, p. 55-65, jan./abr. 2009.
FREIRE, Paula. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GAMA, José Antonio Aguiar; SANTOS, George França dos; BARBOSA, Gentil Veloso. Um estudo reflexivo sobre as redes sociais em uma escola pública de Palmas/TO: análises preliminares. In: BRASIL. Tecnologias educacionais no Tocantins: face a face. PRATA, David Nadler; SANTOS, 2018.
George França dos; RODRIGUES, Waldecy (orgs) - PALMAS/TO: EDUFT, 2018. p. 274
GARCIA, L. M. M.; FERREIRA, M. J. A. A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo / cooperativo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2011. Disponível em: <http://repositorio.uportu.pt/xmlui/handle/11328/447>. Acesso em 03 de jul. 2019.
GOMES, Luiz Fernando. Redes sociais e escola: o que temos de aprender? In: KOMESU, Fabiana; LEANDRO, Diêgo Cesar; DIAS, Iky Anne. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? / org. Julio Araújo, Vilson Leffa. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
LIMA, Ana Lúcia D’Império; ROSENDO, Rosi. Séries finais do ensino fundamental: o papel das TIC na etapa mais desafiadora do ensino básico. In: CETIC. BR. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34. 2000.
MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2009.
_______, Vani Moreira. Educação e tecnologias, o novo ritmo da informática. 8. ed. Campinas, São Paulo, 2012.
MORAN, José Manuel. A Educação que Desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. . Campinas, SP: Papirus, 2012.174p.
MORAN, José Manuel. Internet no ensino universitário: Pesquisa e Comunicação na sala de aula. Botucatu, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n3/10.pdf>. Acesso em: 5 de fev. de 2017.
MARTELETO, Regina. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na Ciência da Informação. Tendências da Pesq,. Bras. em C.I., v. 3, n. 1, p. 27-46, jan./dez. 2010.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Meridional, 2009.
VALENTE, José Armando. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).