EDITORIAL

  • Rubens Martins da Silva Universidade Estadual do Tocantins
  • Juciley Evangelista Freire Universidade Federal do Tocantins
  • José Carlos da Silveira Freire Universidade Federal do Tocantins

Résumé

O Dossiê Temático “Educação, Pobreza e Desigualdades Sociais: Interlocuções entre Currículo e Ensino”, objetivou o recebimento de trabalhos que tematizassem a Educação como prática sociocultural em sua relação com os fenômenos das desigualdades sociais e a pobreza. A busca pela garantia do direito à educação básica tem sido o foco das políticas educacionais dos governos desde os anos de 1995. As metas 1, 2 e 3 do PNE (Lei nº 13.005, de 25/06/ 2014) corroboram com essa diretriz política.

Bibliographies de l'auteur

Rubens Martins da Silva , Universidade Estadual do Tocantins

Doutor em Letras pela UFT (2019). Mestre em Letras pela PUC Goiás (2012). Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC Rio (2012). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagem pela EDUCON/PR (2006). Graduado em Pedagogia pela Faculdade AD-1 (2012). Graduado em Letras pelas Unitins (1996). É pesquisador na área de estudos sobre o PIBID sob o foco do Letramento (com base em Rildo Cosson), da Análise de Discurso (com base em Michel Pêcheux) e da Sustentabilidade Acadêmica (com base em Andy Hargreaves e Dean Fink). Atualmente exerce a função de Professor Mestre na Unitins/Câmpus de Palmas-TO.

Juciley Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins em 2006, Mestre em Educação Brasileira (2001) e Doutora em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Campus de Palmas e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Atua como pesquisadora no Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT/MEC/Secadi - Trajetórias Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Políticas e Gestão da Educação; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação e Trabalho; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Currículo.

José Carlos da Silveira Freire, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia - Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado (2002) e doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, atua nos cursos de Pedagogia, Filosofia e Teatro e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT. Como membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas – NEPED/UFT, desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase nos temas: Trabalho Docente, Política e Gestão da Educação, Formação de Professores, Docência e Praticas Educativas. Coordena o Programa de Residência Pedagógica, Curso de Pedagogia, Campus de Palmas, UFT.  Coordena o Projeto de Extensão “Alfabetização e Letramento na Escola da Infância: trajetórias do aprendizado da escrita” na Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho – Palmas e no CMEI Príncipes e Princesas.

Références

.
Publiée
2019-12-20