UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DIÁLOGO SOBRE A ÉTICA NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS: O COMPÊNDIO ERIC

Palavras-chave: Ética; Pesquisa com crianças; Compêndio ERIC.

Resumo

Este artigo apresenta o “Compêndio ERIC” (Ethical Research Involving Children), resultado de um projeto internacional sobre investigação ética com crianças, desenvolvido pelo Centro de Investigações da UNICEF em parceria com pesquisadores internacionais e ONGS, com o objetivo de promover o respeito aos direitos, dignidade e bem-estar de crianças envolvidas em pesquisas nos diferentes contextos mundiais. Nosso interesse em apresentar este documento se deve à importância e ineditismo da discussão da temática em questão, a ética na pesquisa com crianças. A apresentação do Compêndio parte de uma breve contextualização da sua emergência, da visão geral da sua estrutura, apontando reflexões que podem contribuir para a qualidade do debate sobre a temática no país. O Compêndio ERIC se constitui, do nosso ponto de vista, em uma ferramenta fundamental para subsidiar pesquisadores brasileiros da infância e da criança no campo da ética das Ciências Humanas e Sociais. 

Biografia do Autor

Viviane Ache Cancian, UFSM

Professora adjunta do departamento de Metodologia de Ensino do Centro Educação, Diretora da Unidade de Educação Infantil UFSM

Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS

Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS, Professora no Programa de Pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa CLIQUE/UFRGS.

Susana Beatriz Fernandes, UFRGS

Doutora em Educação pela UFRGS, Integrante do Grupo de Pesquisa CLIQUE/UFRGS.

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Publicado
2021-02-24