UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DIÁLOGO SOBRE A ÉTICA NAS PESQUISAS COM CRIANÇAS: O COMPÊNDIO ERIC
Abstract
Este artigo apresenta o “Compêndio ERIC” (Ethical Research Involving Children), resultado de um projeto internacional sobre investigação ética com crianças, desenvolvido pelo Centro de Investigações da UNICEF em parceria com pesquisadores internacionais e ONGS, com o objetivo de promover o respeito aos direitos, dignidade e bem-estar de crianças envolvidas em pesquisas nos diferentes contextos mundiais. Nosso interesse em apresentar este documento se deve à importância e ineditismo da discussão da temática em questão, a ética na pesquisa com crianças. A apresentação do Compêndio parte de uma breve contextualização da sua emergência, da visão geral da sua estrutura, apontando reflexões que podem contribuir para a qualidade do debate sobre a temática no país. O Compêndio ERIC se constitui, do nosso ponto de vista, em uma ferramenta fundamental para subsidiar pesquisadores brasileiros da infância e da criança no campo da ética das Ciências Humanas e Sociais.
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