CAMINHANDO COM MALU: EXPERIÊNCIAS IMAGÉTICAS E POÉTICAS NA PESQUISA COM CRIANÇAS

Palavras-chave: Criança. Infância. Experiências imagéticas. Deficiência.

Resumo

Trata-se de um devir-artigo, no sentido de não querer imitar, trazer modelos e verdades ou lugares fixos de partida e chegada: é uma abertura às inúmeras possibilidades de estar e pesquisar com as crianças. Assim, é uma forma possível de pensar a infância e as experiências com as crianças buscando ler, escutar, olhar, sentir, com os olhos, bocas, ouvidos, braços, mãos - com o corpo todo bem aberto - na busca constante e incessante à novidade e ao encantamento. Por meio de uma composição poética, estética e imagética, buscaremos trilhar caminhos aforísticos para pensar as crianças, a infância e a deficiência. Assim, pensa-se em construir novos saberes e fazeres sobre e com a infância e as crianças. Com as imagens produzidas por Malu, somos convidados a adentrar lugares, espaços e tempos outros que nos colocam em movimento, em devir, em abertura, em busca por descobertas, curiosidades, novidades, muito mais do que de certezas.

Biografia do Autor

Andréia Regina de Oliveira, UNESP, Rio Claro

Graduada em Pedagogia (UNESP), Mestre em Educação (UNICAMP), Doutora em Educação (UNESP, Rio Claro).

Suzana Marcolino, UFAL

Graduada em Psicologia (UNESP, Bauru), Mestre em Educação (PUC-SP), Doutora e Pós-doutora em Educação (UNESP, Marília). 

Fernanda Cristina de Souza, IFSP - câmpus Presidente Epitácio/ SP

Graduada em Pedagogia (UNISO), Mestre e Doutora em Educação (USP). Professora do IFSP - Câmpus Presidente Epitácio (SP).

Referências

Referências

ABRAMOWICZ. Anete; A pesquisa com crianças e infâncias e sociologia da da infância. In: FARIA, Ana Lucia Goulart de; FINCO, Daniela. Sociologia da Infancia no Brasil, Campinas: Autores Associados, 2011.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
BARROS, Manoel. Biblioteca Manoel de Barros. Alfragide – Portugal: Leya, 2013.
BISOL, Cláudia Alquati; PEGORI, Nicole Naji; VALENTINI; Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, jan./abr. 2017.
CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. Foto-grafando infâncias: experiências imagéticas e poéticas e currículo na educação infantil. Tese (Doutorado em Educação - IBRC)-Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rio Claro, 2019.
COHN, Clarice. Concepções de infância e infâncias. Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 221-244, maio/ago. 2013.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LEITE, César Donizetti Pereira Leite. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
MACHADO, José Pedro. Dicionário etimológico da Língua Portuguesa. Lisboa: Confluência, 1967.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. (Org.) As crianças: contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997.
SCHÉRER, René. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a “infância como fenómeno social”. Pró-posições, Campinas, v. 22, n. 1, p. 199-211, jan./abr. 2011.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: IC, 2004.
Publicado
2021-02-24