CRIANÇAS RIBEIRINHAS COM DEFICIÊNCIA: DILEMAS ÉTICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Résumé
Este artigo objetiva refletir sobre as questões éticas, metodológicas e epistemológicas na área da Educação, as quais perpassam as pesquisas com crianças ribeirinhas com deficiência. Apresenta-se o aporte teórico sobre ética na pesquisa em Educação, crianças ribeirinhas com deficiência e as Resoluções nº 466 de 2012 e nº 510 de 2016, que dão suporte aos Comitês de Ética na Pesquisa com Seres Humanos. Na construção metodológica elencou-se as resoluções pertinentes com autores que dialogam sobre a temática proposta. Utilizou-se a categorização para análise dos dados. Destaca-se, como resultado, a necessidade de formação sobre ética na pesquisa e dos requisitos de submissão de projetos na plataforma Brasil e critérios avaliativos no CEP; novos desafios epistemológicos que contemplem as temáticas emergentes; é preciso observar como se constrói a relação pesquisador-participante a fim de não suprimir a voz do participante; há a necessidade de visibilizar as pesquisas com crianças e suas distintas proposições epistemológicas e metodológicas.
Références
BRASIL. Decreto Nº 6.949 de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Decreto Nº 7.352 de 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htmt. Acesso em: 01 de nov. de 2019.
BRASIL. Resolução nº 466 de 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 30 de nov. de 2019
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146, de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htmt. Acesso em: 24 nov. de 2019
BRASIL. Resolução nº 510 de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf . Acesso em 30 de nov de 2019.
CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Participação infantil e debate democrático: aproximações pelo campo da educação infantil. Revista Zero-a-seis, v. 19, n. 36, p.361-378, jul-dez de 2017.
CARVALHO, Ana Maria Orlandina Tancredi. As produções acadêmicas sobre infância na Amazônia. In: ARAÚJO, Sônia Maria da Silva; ALVES, Laura Maria Silva Araújo; BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes. Pesquisa e Educação na Amazônia: reflexões epistemológicas e políticas. Belém: EdUEPA, 2014, pp. 25-33.
MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em Educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação (Porto Alegre), v. 40, n. 2, p. 160-173, maio-ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878
NUNES, João Batista Carvalho. Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em Educação. Educação (Porto Alegre), v. 40, n. 2, p. 183-191, maio-ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).