CRIANÇAS RIBEIRINHAS COM DEFICIÊNCIA: DILEMAS ÉTICOS, METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre as questões éticas, metodológicas e epistemológicas na área da Educação, as quais perpassam as pesquisas com crianças ribeirinhas com deficiência. Apresenta-se o aporte teórico sobre ética na pesquisa em Educação, crianças ribeirinhas com deficiência e as Resoluções nº 466 de 2012 e nº 510 de 2016, que dão suporte aos Comitês de Ética na Pesquisa com Seres Humanos. Na construção metodológica elencou-se as resoluções pertinentes com autores que dialogam sobre a temática proposta. Utilizou-se a categorização para análise dos dados. Destaca-se, como resultado, a necessidade de formação sobre ética na pesquisa e dos requisitos de submissão de projetos na plataforma Brasil e critérios avaliativos no CEP; novos desafios epistemológicos que contemplem as temáticas emergentes; é preciso observar como se constrói a relação pesquisador-participante a fim de não suprimir a voz do participante; há a necessidade de visibilizar as pesquisas com crianças e suas distintas proposições epistemológicas e metodológicas.
Citas
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