NOTAS DE CAMPO: PERCURSOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS EM UMA PESQUISA COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Résumé

O artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões.

Bibliographies de l'auteur

Sandro Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Fisica (UFRGS) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) na Linha de Pesquisa Estudo das Infâncias. 

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pós-doutor em Educação (UFPEL), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) na Linha de Pesquisa: Estudo das Infâncias e docente na área de Educação Infantil na FACED/UFRGS.

Références

ALDERSON, Priscilla; MORROW, Virginia. The ethics of research with children and young people: a practical handbook. London: Sage, 2011.

ARENHART, Deise. Culturas infantis e desigualdades sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. A ética na pesquisa etnográfica com crianças: primeiras aproximações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 235-245, jan./jun. 2014.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; DELGADO, Ana Cristina Coll; TOMÁS, Catharina Almeida. Estudos da Infância, Estudos da criança: Quais campos? Quais teorias? Quais questões? Quais métodos? Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 103-122, jan./abr. 2016.

BARBOSA, Silvia Néli Falcão. “Deixa eu escrever meu nome aí?”: o assentimento como estratégia ética e metodológica na pesquisa com crianças. In: KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor Pio Borges; BARBOSA, Silvia Néli Falcão (Orgs.). Ética: pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. Campinas: Papirus, 2019. p. 185-204.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Página Um, 1998. Cap. 1. p. 19-32.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Entre as culturas da infância e a rotina escolar: em busca do sentido do tempo na educação infantil. Revista Teias, v. 16, n. 41, p. 124-141, jun. 2015.

CORSARO, Willian A. A reprodução interpretativa no brincar ao “faz-de-conta” das crianças. Educação, Sociedade & Culturas, n. 17, p. 113-134, 2002.

CORSARO, Willian A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FARRELL, Ann. Ethical research with children. New York: Open University Press, 2005.

FERREIRA, Manuela. “A gente gosta é de brincar com os outros meninos”: relações sociais entre crianças num jardim de infância. Portugal: Edições Afrontamento, 2004.

FIANS, Guilherme. Entre crianças, personagens e monstros: uma etnografia de brincadeiras infantis. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 229-281.

GOMES, Lisandra Ogg; AQUINO, Ligia Maria Leão. Crianças e infância na interface da socialização: questões para Educação Infantil. Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 50, p.1-21, jul./set. 2019.

GRIGOROWITSCHS, Tamara. Jogo, mimese e socialização: os sentidos do jogar coletivo na infância. São Paulo: Alameda, 2011.

GRAUE, Elizabeth; WALSH, Daniel. Investigação Etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor Pio Borges; BARBOSA, Silvia Néli Falcão (Orgs.). Ética: pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. Campinas: Papirus, 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Seção 1, p. 18.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 196, de 10 de outubro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, out. 1996. Seção 1, p. 21.082-21.085.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 510, de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1, p. 44-46.

MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Maria Almeida (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.

NAVARRO, M. Carmen Díez. Afetos e emoções no dia-a-dia da educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes; GOMES, Lisandra Ogg; SILVA, Conceição Firmina Seixas. A infância no fio da navalha: construção teórica como agir ético. Educação Temática Digital, v. 20, n. 3, p. 761-780, 2018.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.

SARMENTO, Manuel. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 17-39.

SCRAMINGNON, Gabriela. A pesquisa também é das crianças: o retorno ao campo como resposta responsável. In: KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor Pio Borges; BARBOSA, Silvia Néli Falcão (Orgs.). Ética: pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. Campinas: Papirus, 2019. p. 61-82.

STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas: Autores Associados, 2013.

VASCONCELOS, Teresa Maria. Aonde pensas tu que vais?: investigação etnográfica e estudos de caso. Portugal: Porto Edito
Publiée
2021-02-24