MITOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES
Résumé
Este artigo consiste em uma reflexão sobre a mitologia no ensino de Ciências Humanas e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Visamos, de maneira geral, compreender como a narrativa mitológica pode se caracterizar como recurso didático no ensino de Ciências Humanas. Além disso, refletimos algumas possíveis abordagens relacionadas a este tipo de narrativa e o ensino de Ciências Humanas. O trabalho se torna importante por instigar as discussões sobre metodologias que envolvam materiais didáticos não tão explorados, que podem atrair a atenção dos alunos e contribuir no processo de ensino e aprendizagem. A base metodológica utilizada foi a qualitativa, em termos de métodos, utilizamos o bibliográfico e a hermenêutica. Ao final do trabalho, foi possível ultrapassar o senso comum sobre o mito através da discussão teórica. Além disto, as possibilidades de trabalho com narrativas mitológicas mostraram potencial de contribuição no processo de ensino-aprendizagem.
Références
BACHELARD, G.. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BARROS, J. D.. Tempo e Narrativa em Paul Ricoeur: considerações sobre o círculo hermenêutico. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, v. 9, n. 1, jan/abr, 2012. p. 1-27.
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
CANDIDO, A.. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
DANIELS, M.. A história da mitologia para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2015.
ELIADE, M.. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2007.
FILHO, O. B.. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. XI Congresso Internacional da ABRALIC - Tessituras, Interações, Convergências, São Paulo, USP, 2008.
GANCHO, C.. V.. Como analisar narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GIBBON, G.. The Sioux: the Dakota and Lakota nations. Blackwell Publishing, 2003.
GRIMAL, P.. Mitologia grega. Porto Alegre: L&PM, 2013.
LANGER, J.. Mythica Scandia: Repensando as Fontes Literárias da Mitologia Viking. Brathair, v. 6, n. 2, 2006. P. 48-78.
LÉVY, P.. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2004.
LUFT, V. J.. Aportes para uma História Nativa Sulamericana no Rio da Prata. In: PERREIRA, Silvia Dias et al. O Homem e as Zonas Costeiras: Tomo IV da Rede BrasPor. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2015.
MAGALHÃES, A.. Partilhas do saber. Diálogos entre Filosofia e Literatura. Revista Páginas de Filosofia, v.1, n.2, jul/dez, 2009. p. 47-59.
MELATTI, J. C.. Mitos indígenas. Brasília: UNB, 2001.
MORAES, M. A. P. et al. Mansonella ozzardi entre índios Ticunas do estado do Amazonas, Brasil. Bol Of Sanit Panam, v. 85, n. 1, 1978, p. 16-25.
PESAVENTO, S. J. O mundo como texto: leituras da história e da literatura. História da Educação, v. 7, n. 14, jul/dez, 2003. p. 31-45.
____________. História & Literatura: uma velha-nova história. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, Debates, 2006. Disponível em: <http://nuevomundo.revues.org/index1560.html>. Acesso em: 24 dez. 2018.
POMBO, O. Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Congresso Luso-Brasileiro sobre Epistemologia e Interdisciplinaridade na Pós-Graduação. Porto Alegre, Universidade Pontifícia do Rio Grande do Sul, Junho, 2004.
PRANDI, R.. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação de Ciências Humanas – Licenciatura. São Borja: Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, 2014.
RIBEIRO, M. G.. Da literatura aos mitos: a mitopoética na literatura de Lya Luft. Interdisciplinar, v. 7, n. 7, jul/dez, 2008. p. 59-79.
SILVA, F. M.. Pensando a Tênue fronteira entre História e Literatura a partir da Obra do Poeta Manoel de Barros. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1301010704_ARQUIVO_anaisanpuh2011sp.pdf> Acesso em: 26 dez. 2018.
SOUZA, S. E.. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”, Maringá, 2007.
TOLOVI, C. A.. Mito, religião e organização social. Pensar – Revista Eletrônica da FAJE, v. 2, n. 1, 2011. p. 118-135.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).