MITOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Resumen

Este artigo consiste em uma reflexão sobre a mitologia no ensino de Ciências Humanas e as possibilidades de sua utilização em sala de aula. Visamos, de maneira geral, compreender como a narrativa mitológica pode se caracterizar como recurso didático no ensino de Ciências Humanas. Além disso, refletimos algumas possíveis abordagens relacionadas a este tipo de narrativa e o ensino de Ciências Humanas. O trabalho se torna importante por instigar as discussões sobre metodologias que envolvam materiais didáticos não tão explorados, que podem atrair a atenção dos alunos e contribuir no processo de ensino e aprendizagem. A base metodológica utilizada foi a qualitativa, em termos de métodos, utilizamos o bibliográfico e a hermenêutica. Ao final do trabalho, foi possível ultrapassar o senso comum sobre o mito através da discussão teórica. Além disto, as possibilidades de trabalho com narrativas mitológicas mostraram potencial de contribuição no processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Ronaldo Bernardino Colvero, UNIPAMPA

Doutor em História, Universidade Federal do Pampa.

Matheus Pinto Furtado, Universidade de Passo Fundo

Mestrando em História, Universidade de Passo Fundo.

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Publicado
2020-05-22