O USO DOS TELEFONES MÓVEIS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DO TURNO DA TARDE DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER (ABAETETUBA/PA)

Resumen

Este trabalho objetiva analisar as interferências do uso dos telefones móveis junto aos alunos do ensino médio a partir dos depoimentos da supervisão pedagógica do turno da tarde do colégio São Francisco Xavier, localizado na cidade de Abaetetuba, estado do Pará. Apresentamos como metodologia o estudo de caso em uma abordagem qualitativa e como técnica o questionário com perguntas semiestruturadas. Neste sentido, destacamos como aporte teórico Yin (2001); Hobsbawm (2010); kenski (2008); Assmann (2007); Levy (1999); Alves (2009) e outros colaboradores atrelados aos teóricos base. Assim, a pesquisa aponta que os alunos constroem seu perfil social pautado, em certa medida, na utilização destas ferramentas, o que acaba por desenvolver comportamentos e patologias que superam as competências escolares e sugerem a atuação de outros profissionais. Logo, sinalizamos ainda a necessidade do desenvolvimento e efetividade de políticas que forneçam estrutura às escolas e formação continuada junto aos profissionais da educação e demais servidores que interagem diariamente com os educandos na Instituição de ensino.

 

Biografía del autor/a

Laercio Farias da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É membro do GERA (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais) e do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). 

Josiel do Rego Vilhena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará. 

Citas

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Publicado
2022-05-12
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos