O USO DOS TELEFONES MÓVEIS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO SOB O OLHAR DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA DO TURNO DA TARDE DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER (ABAETETUBA/PA)
Abstract
Este trabalho objetiva analisar as interferências do uso dos telefones móveis junto aos alunos do ensino médio a partir dos depoimentos da supervisão pedagógica do turno da tarde do colégio São Francisco Xavier, localizado na cidade de Abaetetuba, estado do Pará. Apresentamos como metodologia o estudo de caso em uma abordagem qualitativa e como técnica o questionário com perguntas semiestruturadas. Neste sentido, destacamos como aporte teórico Yin (2001); Hobsbawm (2010); kenski (2008); Assmann (2007); Levy (1999); Alves (2009) e outros colaboradores atrelados aos teóricos base. Assim, a pesquisa aponta que os alunos constroem seu perfil social pautado, em certa medida, na utilização destas ferramentas, o que acaba por desenvolver comportamentos e patologias que superam as competências escolares e sugerem a atuação de outros profissionais. Logo, sinalizamos ainda a necessidade do desenvolvimento e efetividade de políticas que forneçam estrutura às escolas e formação continuada junto aos profissionais da educação e demais servidores que interagem diariamente com os educandos na Instituição de ensino.
References
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