OS MEIOS AVALIATIVOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Résumé
Existe atualmente uma responsabilidade constante ao que se diz respeito aos meios avaliativos de aquisição de conhecimento quando se trata do inter-relacionamento de aluno e professor. Com esse intuito esse artigo vem trazer os meios avaliativos que podem auxiliar o cotidiano do professor na sala de aula, mostrando algumas vertentes de teóricos como Sousa (2010), Luckesi (1999), Hoffman (2003) e outros que fazem discussão sobre os meios avaliativos e ainda traz uma sondagem feita com professores de uma escola de ensino médio com o objetivo de analisar os meios vigentes de avaliação na atualidade. Contudo, este artigo não tem pretensão de declarar mais efetivo um ou outro meio avaliativo, pois pode haver vários métodos para uma construção avaliativa exitosa, fazendo que o docente compreenda que a educação não é apenas mediação de informação, e sim algo que vai além da sala de aula e que deve-se avaliar todos os dias, como professores e seres humanos.
Références
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
HAYDT, R. C. Avaliação no processo de ensino – aprendizagem. Ática, 2ª ed. 1991.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto alegre: Editora Mediação, 1993. 20ª Edição.
___________________. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto alegre: Editora Mediação, 2003. 32ª Edição.
SANTOS, J. G.. Avaliação do Desenvolvimento da Aprendizagem. Curitiba. Faeal, 2010.
MADEIRO, E. A Gestão da escola e a produtiva relação com a comunidade. 1.ed. Rio de Janeiro: PoD, 2019.
MORAIS, R. D. Filosofia da Ciência e da Tecnologia. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1988.
RAMPAZZO, S. R. D. R. Instrumentos De Avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. 2010. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uel_ped_pdp_sandra_regina_dos_reis.pdf > Acesso em: 19 maio 2019.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como Avaliar? Critérios e Instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SOUZA, C. P. de, (Org). Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas SP. Papirus, 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).