OS MEIOS AVALIATIVOS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Abstract
Existe atualmente uma responsabilidade constante ao que se diz respeito aos meios avaliativos de aquisição de conhecimento quando se trata do inter-relacionamento de aluno e professor. Com esse intuito esse artigo vem trazer os meios avaliativos que podem auxiliar o cotidiano do professor na sala de aula, mostrando algumas vertentes de teóricos como Sousa (2010), Luckesi (1999), Hoffman (2003) e outros que fazem discussão sobre os meios avaliativos e ainda traz uma sondagem feita com professores de uma escola de ensino médio com o objetivo de analisar os meios vigentes de avaliação na atualidade. Contudo, este artigo não tem pretensão de declarar mais efetivo um ou outro meio avaliativo, pois pode haver vários métodos para uma construção avaliativa exitosa, fazendo que o docente compreenda que a educação não é apenas mediação de informação, e sim algo que vai além da sala de aula e que deve-se avaliar todos os dias, como professores e seres humanos.
References
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
HAYDT, R. C. Avaliação no processo de ensino – aprendizagem. Ática, 2ª ed. 1991.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto alegre: Editora Mediação, 1993. 20ª Edição.
___________________. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto alegre: Editora Mediação, 2003. 32ª Edição.
SANTOS, J. G.. Avaliação do Desenvolvimento da Aprendizagem. Curitiba. Faeal, 2010.
MADEIRO, E. A Gestão da escola e a produtiva relação com a comunidade. 1.ed. Rio de Janeiro: PoD, 2019.
MORAIS, R. D. Filosofia da Ciência e da Tecnologia. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1988.
RAMPAZZO, S. R. D. R. Instrumentos De Avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. 2010. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uel_ped_pdp_sandra_regina_dos_reis.pdf > Acesso em: 19 maio 2019.
SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como Avaliar? Critérios e Instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SOUZA, C. P. de, (Org). Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas SP. Papirus, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).