CURRÍCULO, POBREZA E SUAS INTERELAÇÕES COM O PROCESSO EDUCACIONAL: EVIDÊNCIAS SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO INTERIOR DE GOIÁS

Résumé

O presente artigo se propôs a discutir a interelação entre currículo, pobreza e o processo de educação escolar, baseado nas evidências das percepções dos professores da rede pública de ensino no interior de Goiás, ao passo que apresenta a pobreza como uma definição multisignificativa, que não tem relação somente com a renda familar, ou seja, com questões puramente socioeconômicas, mas também com as relações sociais, culturais e políticas, bem como observa que o currículo é fator indispensável para que o sujeito ativo, no caso o aluno, entenda seu contexto social e crie possibilidade e habilidades para enfrentar e alterar as condições determinantes de sua realidade. Evidenciou-se que por intermédio da educação escolar e da conseguente apropriação dos currículos escolares o aluno poderá se empoderar e ser o protagonista, contudo, o estudo salienta, também, a importância do professor e do currículo como caminhos para esta libertação.

Biographie de l'auteur

Kris Cleyton Araújo Leite, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Mestre em Administração. Bacharel em Administração. Bacharel em Ciências Contábeis. Servidor efetivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Professor e coordenador do curso de Administração da Faculdade Filos. 

Références

ARROYO, Miguel Gonzalez. Pobreza, desigualdades e educação. Módulo Introdutório. UFSC: ETV, 2014.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Pobreza e currículo: uma complexa articulação. Módulo IV. UFSC: ETV, 2014.
DANTAS, Lúcio Gomes. A escola e a opção o pelos pobres. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017.
GOIÂNIA. Curriculo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Ciências Humanas. Ensino Fundamental e Ensino Médio. Seduc-GO, 2012.
GOIÂNIA. Curriculo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. Liguagens e Códigos. Ensino Fundamental e Ensino Médio. Seduc-GO, 2012.
JESUS, Adriana Regina de. Currículo e Educação: conceito e questões no contexto educacional. São Paulo. 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/642_840.pdf. Acesso em: 06 Jun. 2019.
SALA, Mauro. Alienação e Emancipação na transmissão do conhecimento escolar: um esboço preliminar. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (Orgs). Formação de Professores: Limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP. 2010.
MENDONÇA, Erasto Fortes. Pobreza, Direitos Hu manos, Justiça e Educação (Módulo II). In: Curso de especialização educação, pobreza e desigualdade social (lato sensu). 1. ed. Brasil: Ministério da Educação MEC, 2014.
MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil, Pedagogia Histórico-Crítica e Formação de Professores: Proposições e Categorias. ANPED. GT-08: Formação de Professores. UNESP. 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/2poster/GT08-4826--Int.pdf
SAVIANI, Demerval. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 743-760, jul.- set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/06.pdf. Acesso em 04 Mai. 2019.
SAVIANI, Demerval. DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, set./dez. 2010.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.
Publiée
2022-09-28