CURRÍCULO, POBREZA E SUAS INTERELAÇÕES COM O PROCESSO EDUCACIONAL: EVIDÊNCIAS SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO INTERIOR DE GOIÁS
Abstract
O presente artigo se propôs a discutir a interelação entre currículo, pobreza e o processo de educação escolar, baseado nas evidências das percepções dos professores da rede pública de ensino no interior de Goiás, ao passo que apresenta a pobreza como uma definição multisignificativa, que não tem relação somente com a renda familar, ou seja, com questões puramente socioeconômicas, mas também com as relações sociais, culturais e políticas, bem como observa que o currículo é fator indispensável para que o sujeito ativo, no caso o aluno, entenda seu contexto social e crie possibilidade e habilidades para enfrentar e alterar as condições determinantes de sua realidade. Evidenciou-se que por intermédio da educação escolar e da conseguente apropriação dos currículos escolares o aluno poderá se empoderar e ser o protagonista, contudo, o estudo salienta, também, a importância do professor e do currículo como caminhos para esta libertação.
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