Reprovação não é a solução!
Résumé
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo de avaliação escolar e em especial sobre o alto índice de reprovação dos alunos. Verificamos que as políticas públicas, implementadas pelo governo no sentido de melhorar estes índices, ainda não estão sendo satisfatórias. Há necessidade de repensar a avaliação, de oferecer uma outra perspectiva aos professores a respeito do olhar sobre a aprendizagem e consequentemente sobre a reprovação. Além de um estranhamento dos profissionais da educação a respeito de um possível fim da reprovação.
Références
ESTEBAN, Maria Tereza. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
__________. O que sabe quem erra? Reflexão sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
GRACINDO. et al. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. MEC/SAEB, 2004.
SOARES, Sergei Suarez Dillon. In: Revista Desafios. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea: 26/10/2007
VASCONCELLLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 2000.
__________. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação. São Paulo: Libertad, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).