Reprovação não é a solução!
Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo de avaliação escolar e em especial sobre o alto índice de reprovação dos alunos. Verificamos que as políticas públicas, implementadas pelo governo no sentido de melhorar estes índices, ainda não estão sendo satisfatórias. Há necessidade de repensar a avaliação, de oferecer uma outra perspectiva aos professores a respeito do olhar sobre a aprendizagem e consequentemente sobre a reprovação. Além de um estranhamento dos profissionais da educação a respeito de um possível fim da reprovação.
References
ESTEBAN, Maria Tereza. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
__________. O que sabe quem erra? Reflexão sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
GRACINDO. et al. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. MEC/SAEB, 2004.
SOARES, Sergei Suarez Dillon. In: Revista Desafios. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea: 26/10/2007
VASCONCELLLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 2000.
__________. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação. São Paulo: Libertad, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).