O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA
Résumé
Este artigo contempla o início de carreira de professores de educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua inserção na escola. Tem como objetivo refletir sobre os tempos, espaços e recursos disponíveis no âmbito da escola e o papel do coordenador pedagógico nos processos de formação em serviço, que possibilitem ao professor iniciante momentos para refletir o desenvolvimento das aulas que ministra, as relações com seus pares e com os alunos, entre outros aspectos. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o início de carreira de professores e sobre a coordenação pedagógica em escolas de educação básica (Huberman, 1995; Esteves, 1995; 2012; Pimenta, 2002; Silva, 1997; Tardif, 2004). Constatou-se que o “choque com a realidade” vivenciado pelos docentes nos momentos iniciais de sua prática pedagógica pode ser amenizado pela mediação da coordenação pedagógica, que busca amparar o jovem professor e auxiliá-lo a buscar meios para superar os impasses que enfrenta nesta etapa inicial de sua profissão.
Références
BEACH, R; PEARSON, D. Changes in preservice teachers’ perceptions of conflicts and tensions. Teaching e Teacher education. v. 14, n.3, p. 337-351, 1998.
CODO, W. Educação: carinho e trabalho.3.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ESTEVES, José M. Mudanças sociais e função docente. In: Nóvoa, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
FRANCO, Francisco C. A coordenação pedagógica e a formação continuada em serviço. Revista @mbienteeducação, v.5, n.2, p. 195-211, jul/dez. 2012.
______. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: Almeida, L. R.; Bruno, E. B. G. & Cristov, L. H. S. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.
FULLAN, M., HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GAYOTTO, Maria Leonor C. Liderança II: aprenda a coordenar grupos. Petrópolis: Vozes, 2003.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, Maria C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes & Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).