O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA
Abstract
Este artigo contempla o início de carreira de professores de educação básica e o papel do coordenador pedagógico em sua inserção na escola. Tem como objetivo refletir sobre os tempos, espaços e recursos disponíveis no âmbito da escola e o papel do coordenador pedagógico nos processos de formação em serviço, que possibilitem ao professor iniciante momentos para refletir o desenvolvimento das aulas que ministra, as relações com seus pares e com os alunos, entre outros aspectos. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o início de carreira de professores e sobre a coordenação pedagógica em escolas de educação básica (Huberman, 1995; Esteves, 1995; 2012; Pimenta, 2002; Silva, 1997; Tardif, 2004). Constatou-se que o “choque com a realidade” vivenciado pelos docentes nos momentos iniciais de sua prática pedagógica pode ser amenizado pela mediação da coordenação pedagógica, que busca amparar o jovem professor e auxiliá-lo a buscar meios para superar os impasses que enfrenta nesta etapa inicial de sua profissão.
References
BEACH, R; PEARSON, D. Changes in preservice teachers’ perceptions of conflicts and tensions. Teaching e Teacher education. v. 14, n.3, p. 337-351, 1998.
CODO, W. Educação: carinho e trabalho.3.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ESTEVES, José M. Mudanças sociais e função docente. In: Nóvoa, A. (org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
FRANCO, Francisco C. A coordenação pedagógica e a formação continuada em serviço. Revista @mbienteeducação, v.5, n.2, p. 195-211, jul/dez. 2012.
______. O coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: Almeida, L. R.; Bruno, E. B. G. & Cristov, L. H. S. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.
FULLAN, M., HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GAYOTTO, Maria Leonor C. Liderança II: aprenda a coordenar grupos. Petrópolis: Vozes, 2003.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, Maria C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes & Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).