DOCÊNCIA COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: OLHARES E MOVIMENTOS A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE FORMAÇÃO
Résumé
O presente relato de experiência tem por objetivo partilhar processo de estudo, reflexão e formação a partir da tríade ensino, extensão e pesquisa, tendo como centralidade de nossa investigação docência com bebês e crianças pequenas no contexto da educação coletiva. Articulando vozes docente e discente no contexto do curso de Pedagogia, de uma Universidade Federal, bem como projeto de extensão em uma Unidade de Educação Infantil (UMEI), o texto narra caminhos, desvios e potências que emergem da formação, se desdobram na extensão e se complexifica no fazer da pesquisa. O movimento de juntos estudar, pensar, buscar compreender, tem fundamentado a constituição de grupo de pesquisa, elaboração e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso (TCC), constituindo movimento crítico-reflexivo de pensar a prática pedagógica com e a partir da observação dos movimentos, gestos, especificidades junto e com partir os bebês e as crianças. O exercício metodológico tem sido a escrita, como materialidade do vivido, como ação política e responsável com e no campo (PEREIRA, 2012). Sustentam a trama teoricamente (em construção), conceitos como os de alteridade e exotopia (BAKHTIN, 2009), infância e pesquisa (PEREIRA e MACEDO, 2012), entre outros.
Références
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009.
GUIMARÃES, Daniela. Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na Educação Infantil. In: MORO, Catarina. SOUZA, Gizele de (Orgs). Educação infantil: construção de sentidos e formação. Curitiba. NEPIE/UFPR, 1ª edição, 2018, p. 31-44.
JOBIM E SOUZA, Solange. Prefácio. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.KRAMER, Sonia. Formação e Responsabilidade: escutando Mikhail Bakhtin e Martin Buber. In: KRAMER, Sonia, NUNES, Maria Fernanda Rezende, CARVALHO, Maria Cristina (orgs.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. 1ªed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Um pequeno mundo próprio inserido num mundo maior. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.
SANTOS, Núbia de Oliveira. Intimidade e estranhamento na pesquisa com crianças. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Rezende (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).