VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM FENÔMENO QUE ASSOLA A ESCOLA E DESVALORIZA O PROFESSOR A CADA DIA NO BRASIL

  • Elizabeth Maria Lopes Toledo Unitins

Résumé

O presente artigo reflete sobre a relação entre o fenômeno da violência no contexto escolar e, particularmente, na relação professor-aluno. Inicia-se fazendo uma breve consideração sobre o conceito de violência escolar. Reflete a respeito do paradoxo que vive atualmente e escola: ora ela sofre com a indisciplina e a violência, por parte dos alunos e da sociedade, ora, em virtude de suas normas e da atitude autoritária dos sujeitos que a compõe, produz a violência contra seus próprios alunos. Aborda também os reflexos que o fenômeno da indisciplina e da violência escolar causa na postura profissional e na desvalorização de seus professores que, na maioria das vezes, são vítimas da violência. Reforça a necessidade urgente de uma articulação e junção de esforços para a criação de políticas públicas e educacionais viáveis para a diminuição e ou erradicação da violência escolar, valorizando os professores e despertando o interesse e motivação dos alunos, assegurando a ambos o direito e a liberdade de exercer  a cidadania.

Biographie de l'auteur

Elizabeth Maria Lopes Toledo, Unitins
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1979). Mestre em Educação pela UnB (2009). Especialista em Educação a distância; Especialista em Administração Educacional e didática do ensino Superior. Possui experiência na área de Educação, exercendo vários cargos e funções desde a década de 80, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Têm experiência na modalidade EaD (Educação a Distância), com ênfase em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente na área de Formação de Professores com ênfase nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, Docência Reflexiva, Estágio Superivisionados, Gestão Participativa e Formação Pedagógica Inicial e Continuada. Área de concentração de estudos: Estágio.

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Publiée
2016-09-29