VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM FENÔMENO QUE ASSOLA A ESCOLA E DESVALORIZA O PROFESSOR A CADA DIA NO BRASIL
Abstract
O presente artigo reflete sobre a relação entre o fenômeno da violência no contexto escolar e, particularmente, na relação professor-aluno. Inicia-se fazendo uma breve consideração sobre o conceito de violência escolar. Reflete a respeito do paradoxo que vive atualmente e escola: ora ela sofre com a indisciplina e a violência, por parte dos alunos e da sociedade, ora, em virtude de suas normas e da atitude autoritária dos sujeitos que a compõe, produz a violência contra seus próprios alunos. Aborda também os reflexos que o fenômeno da indisciplina e da violência escolar causa na postura profissional e na desvalorização de seus professores que, na maioria das vezes, são vítimas da violência. Reforça a necessidade urgente de uma articulação e junção de esforços para a criação de políticas públicas e educacionais viáveis para a diminuição e ou erradicação da violência escolar, valorizando os professores e despertando o interesse e motivação dos alunos, assegurando a ambos o direito e a liberdade de exercer a cidadania.
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