LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS
Résumé
As discussões referentes à prática de leitura e escrita é constante entre educadores, pois criar estratégias metodológicas para desenvolver tais habilidades é contribuir na formação de sujeitos reflexivos e críticos. Este artigo vem relatar umas das experiências em sala de aula como professora nas séries iniciais. Não é mera coincidência o relato, pois abordar a temática de leitura e escrita para alunos que não tem hábito de ler é de certa forma um desafio para todos e um dos problemas enfrentados na maioria das escolas públicas. Ao diagnosticar no início do ano letivo essas dificuldades, foi necessário traçar um plano de intervenção, com planejamento condizente com as fases e com a faixa etária dos alunos. Com a prática de leitura e escrita realizada em sala de aula, ficou nítida a importância desse trabalho, tanto no desenvolvimento dos educandos, quanto nas oportunidades que a leitura promove na aprendizagem.
Références
BRASIL. Resolução nº. 262/02-CEE/MT. 2002. Estabelece as normas aplicáveis para a organização curricular por ciclos de formação no Ensino Fundamental e Médio do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso. Disponível em:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997: 144p.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.
DRC/MT – Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - Ensino Fundamental / Anos Iniciais, MT, 2018.
FAZENDA, Ivani (org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
HAYASAKA, Enio Yoshinori. NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena História sobre Origami. 2019. Disponível em:
KATO. Mary A. No mundo da Escrita. São Paulo: Ática, 1990.
MACHADO, Ana Maria. “Menina Bonita do Laço de Fita” – 7ª edição, 2000.
MATOS, Magda Diniz; ASSUNPÇÃO, Solange. “A escolha de uma noiva”. 2013. Disponível em:
MEC/ CONSED/ SEDUC / UNDIME. Currículo de Referência para o Território Mato-Grossense / Concepções para a Educação Básica, 2018.
NUNES, Carminha. Canteiro de poemas e frases. 2010. Disponível em:
OLIVEIRA, R. Pelos Jardins Boboli. Reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
RAMPELOTTO, Helena de Paula; GIZÉRIA, Kátia. As Dificuldades na Formação do Hábito de Leitura em Alunos do Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. p. 51-66, Maio de 2017. ISSN 2448-0959.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6.ed. 5.reimp. São Paulo: Contexto, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).