LEITURA E ESCRITA: VIVÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS
Abstract
As discussões referentes à prática de leitura e escrita é constante entre educadores, pois criar estratégias metodológicas para desenvolver tais habilidades é contribuir na formação de sujeitos reflexivos e críticos. Este artigo vem relatar umas das experiências em sala de aula como professora nas séries iniciais. Não é mera coincidência o relato, pois abordar a temática de leitura e escrita para alunos que não tem hábito de ler é de certa forma um desafio para todos e um dos problemas enfrentados na maioria das escolas públicas. Ao diagnosticar no início do ano letivo essas dificuldades, foi necessário traçar um plano de intervenção, com planejamento condizente com as fases e com a faixa etária dos alunos. Com a prática de leitura e escrita realizada em sala de aula, ficou nítida a importância desse trabalho, tanto no desenvolvimento dos educandos, quanto nas oportunidades que a leitura promove na aprendizagem.
References
BRASIL. Resolução nº. 262/02-CEE/MT. 2002. Estabelece as normas aplicáveis para a organização curricular por ciclos de formação no Ensino Fundamental e Médio do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso. Disponível em:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997: 144p.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.
DRC/MT – Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - Ensino Fundamental / Anos Iniciais, MT, 2018.
FAZENDA, Ivani (org.). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
HAYASAKA, Enio Yoshinori. NISHIDA, Silvia Mitiko. Pequena História sobre Origami. 2019. Disponível em:
KATO. Mary A. No mundo da Escrita. São Paulo: Ática, 1990.
MACHADO, Ana Maria. “Menina Bonita do Laço de Fita” – 7ª edição, 2000.
MATOS, Magda Diniz; ASSUNPÇÃO, Solange. “A escolha de uma noiva”. 2013. Disponível em:
MEC/ CONSED/ SEDUC / UNDIME. Currículo de Referência para o Território Mato-Grossense / Concepções para a Educação Básica, 2018.
NUNES, Carminha. Canteiro de poemas e frases. 2010. Disponível em:
OLIVEIRA, R. Pelos Jardins Boboli. Reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
RAMPELOTTO, Helena de Paula; GIZÉRIA, Kátia. As Dificuldades na Formação do Hábito de Leitura em Alunos do Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 02, Ano 02, Vol. 01. p. 51-66, Maio de 2017. ISSN 2448-0959.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6.ed. 5.reimp. São Paulo: Contexto, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).