QUANDO AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE SÃO TRANSFORMADAS EM SOFRIMENTO

  • Conceição Reis de Sousa Universidade Federal de São Paulo
  • Ricardo da Costa Padovani Universidade Federal de São Carlos

Résumé

O sofrimento de estudantes é um problema que vem preocupando as universidades; para lidar com a questão é preciso entender como eles pensam. O presente estudo teve como objetivo investigar se padrões cognitivos inflexíveis, empregados no processo de escolha das oportunidades acadêmicas no contemporâneo, favorecem o sofrimento psicológico de universitários. A Terapia Cognitiva e o pensamento do sociólogo Bauman foram as lentes teóricas empregadas para entender as dificuldades emocionais dos estudantes. Participaram do estudo 15 discentes dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública de São Paulo. Instrumentos aplicados: Questionário do Perfil Psicossociológico do Estudante e Questionário de Crenças Irracionais. Os resultados mostraram que o modo rígido de pensar sobre as incertezas presentes nas escolhas das diversas oportunidades oferecidas pela universidade favorece o sofrimento psicológico.

Bibliographies de l'auteur

Conceição Reis de Sousa, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – Câmpus Baixada Santista. Mestre em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Psicóloga do Serviço-Escola de Psicologia da UNIFESP – Câmpus Baixada Santista. Terapeuta cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Ricardo da Costa Padovani, Universidade Federal de São Carlos

Psicólogo. Professor Associado do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo – Câmpus Baixada Santista. Mestre e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Integra o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências da Saúde da UNIFESP – Câmpus Baixada Santista.

Références

ANDRADE, Antônio dos Santos et al. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 831-846, Dec. 2016. Acesso em: 12 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703004142015.

ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia. Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-52, dez. 2018. Acesso em: 12 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300544.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

______. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

CARVALHO, Maria Cristina Neiva; BARBOSA, Claudia Maria. Subjetividade pós-moderna e relações sociais: implicações para a efetividade do sistema de justiça. Psicologia Argumento, Paraná, v.33, n.82, p. 410-431, jul/set., 2015. Acesso em: 06 abr. 2019. doi 10.7213/psicol.argum.33.082.AO06.

CHAVES, Lidiane Bentes et al. Estresse em universitários: análise sanguínea e qualidade de vida. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 20-26, jun. 2016. Acesso em: 11 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160004.

DRYDEN, Windy; ELLIS, Albert. A terapia comportamental racional-emotiva In: DOBSON, Keith. S. et al. (orgs.) Manual de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 229-267.

ELLIS, Albert; GRIEGER, Russel. Manual de Terapia Racional-Emotiva. Bilbao: Desclée de Bouwer, 1990.

EPICTETO. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FONAPRACE. FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS II Perfil Socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília: Fonaprace, 66 p., 2011. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/12/II-Perfil-dos-Graduandos-IFES-Vr.pdf. Acesso em 19 apr. 2019.

______IV Pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Brasília: Fonaprace, 291 p. 2014. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf. Acesso em 19 apr. 2019.

GREENBERGER, Dennis. PADESKY, Christine A. A Mente Vencendo o Humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Tradução Andrea Caleffi. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

GODIM, Sônia Maria Guedes; BENDASSOLLI, Pedro; PEIXOTO, Liana Santos Alves. A Construção da Identidade Profissional na Transição Universidade-Mercado de Trabalho. In: O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho. BENEVIDES-SOARES, Adriana.; MOURÃO, Luciana.; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da (orgs.) Paraná: Appris, 2016, p.219-234.

LEAHY, Robert L. Como Lidar com as Preocupações: Sete Passos para Impedir que Elas Paralisem Você. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LANTYER, Angélica da Silva et al. Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 18, p. 4-19, 2016. Disponível em: http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/880/476. Acesso em: 06 abr. 2019.

MATTA, Adriana da.; BIZARRO, Lisiane; REPPOLD, Caroline Tozzi. T. Crenças irracionais, ajustamento psicológico e satisfação de vida. Psico-USF, v.14, n.1, p. 71-81, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v14n1/a08v14n1.pdf. Acesso em: 12 apr. 2019.

NEUFELD, Carmem Beatriz et al. Incidência de sintomas de ansiedade social e de transtornos mentais comuns em universitários e suas implicações para as habilidades relacionais. In: BENEVIDES-SOARES, A.; MOURÃO, Luciana.; MOTA, Márcia Maria Peruzzi. Elia da. (orgs) O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho. Paraná: Appris, 2016, p.157-176.

NOGUEIRA-MARTINS, L. A.; NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F. Saúde Mental e Qualidade de Vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. v. 7, n.3, p. 334-37, 2018. Acesso em: 12 de Apr. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086.

PADOVANI, Ricardo da Costa et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 02-10, jun. 2014. Acesso em: 12 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140002.

PERRUSI, Artur. Sofrimento psíquico, individualismo e uso de psicotrópicos: Saúde mental e individualidade contemporânea. Tempo Social, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 139-159, Jun. 2015. Acesso em: 12 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0103-20702015017.

RANGÉ, Bernard; SOUSA, Conceição Reis de; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Terapia racional-emotiva, cognitiva e do esquema In: Psicoterapias: abordagens atuais. CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugêncio Horácio. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

VIEIRA, Érico.Douglas.; STENGEL, Márcia. Individualismo, liberdade e insegurança na Pós-modernidade. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v.2, n.2, p. 345-357, 2012. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/740/726. Acesso em 12 de Apr. 2019.

VIEIRA, Lidiani Nunes; SCHERMANN, Lígia Braun. Estresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia, Canoas, n. 46, p.120-130, abr. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942015000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11 mar. 2019.

YOSHIDA, Elisa Medici Pizão; COLUGNATI, Fernando Antonio Basile. Questionário de crenças irracionais e escala de crenças irracionais: propriedades psicométricas. Psicologia Reflexão e Critica, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 437-445, 2002. Acesso em 10 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200020.
Publiée
2019-07-18