QUANDO AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE SÃO TRANSFORMADAS EM SOFRIMENTO
Abstract
O sofrimento de estudantes é um problema que vem preocupando as universidades; para lidar com a questão é preciso entender como eles pensam. O presente estudo teve como objetivo investigar se padrões cognitivos inflexíveis, empregados no processo de escolha das oportunidades acadêmicas no contemporâneo, favorecem o sofrimento psicológico de universitários. A Terapia Cognitiva e o pensamento do sociólogo Bauman foram as lentes teóricas empregadas para entender as dificuldades emocionais dos estudantes. Participaram do estudo 15 discentes dos cursos de Educação Física, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional de uma universidade pública de São Paulo. Instrumentos aplicados: Questionário do Perfil Psicossociológico do Estudante e Questionário de Crenças Irracionais. Os resultados mostraram que o modo rígido de pensar sobre as incertezas presentes nas escolhas das diversas oportunidades oferecidas pela universidade favorece o sofrimento psicológico.
References
ARIÑO, Daniela Ornellas; BARDAGI, Marúcia Patta. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Psicologia. Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 3, p. 44-52, dez. 2018. Acesso em: 12 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.24879/2018001200300544.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
______. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
CARVALHO, Maria Cristina Neiva; BARBOSA, Claudia Maria. Subjetividade pós-moderna e relações sociais: implicações para a efetividade do sistema de justiça. Psicologia Argumento, Paraná, v.33, n.82, p. 410-431, jul/set., 2015. Acesso em: 06 abr. 2019. doi 10.7213/psicol.argum.33.082.AO06.
CHAVES, Lidiane Bentes et al. Estresse em universitários: análise sanguínea e qualidade de vida. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 20-26, jun. 2016. Acesso em: 11 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20160004.
DRYDEN, Windy; ELLIS, Albert. A terapia comportamental racional-emotiva In: DOBSON, Keith. S. et al. (orgs.) Manual de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 229-267.
ELLIS, Albert; GRIEGER, Russel. Manual de Terapia Racional-Emotiva. Bilbao: Desclée de Bouwer, 1990.
EPICTETO. A arte de viver: O manual clássico da virtude, felicidade e eficácia. Uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de Maria Luiza Newlands. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
FONAPRACE. FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS II Perfil Socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília: Fonaprace, 66 p., 2011. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/12/II-Perfil-dos-Graduandos-IFES-Vr.pdf. Acesso em 19 apr. 2019.
______IV Pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Brasília: Fonaprace, 291 p. 2014. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf. Acesso em 19 apr. 2019.
GREENBERGER, Dennis. PADESKY, Christine A. A Mente Vencendo o Humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Tradução Andrea Caleffi. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
GODIM, Sônia Maria Guedes; BENDASSOLLI, Pedro; PEIXOTO, Liana Santos Alves. A Construção da Identidade Profissional na Transição Universidade-Mercado de Trabalho. In: O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho. BENEVIDES-SOARES, Adriana.; MOURÃO, Luciana.; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da (orgs.) Paraná: Appris, 2016, p.219-234.
LEAHY, Robert L. Como Lidar com as Preocupações: Sete Passos para Impedir que Elas Paralisem Você. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LANTYER, Angélica da Silva et al. Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 18, p. 4-19, 2016. Disponível em: http://www.usp.br/rbtcc/index.php/RBTCC/article/view/880/476. Acesso em: 06 abr. 2019.
MATTA, Adriana da.; BIZARRO, Lisiane; REPPOLD, Caroline Tozzi. T. Crenças irracionais, ajustamento psicológico e satisfação de vida. Psico-USF, v.14, n.1, p. 71-81, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusf/v14n1/a08v14n1.pdf. Acesso em: 12 apr. 2019.
NEUFELD, Carmem Beatriz et al. Incidência de sintomas de ansiedade social e de transtornos mentais comuns em universitários e suas implicações para as habilidades relacionais. In: BENEVIDES-SOARES, A.; MOURÃO, Luciana.; MOTA, Márcia Maria Peruzzi. Elia da. (orgs) O Estudante Universitário Brasileiro: Características Cognitivas, Habilidades Relacionais e Transição para o Mercado de Trabalho. Paraná: Appris, 2016, p.157-176.
NOGUEIRA-MARTINS, L. A.; NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F. Saúde Mental e Qualidade de Vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. v. 7, n.3, p. 334-37, 2018. Acesso em: 12 de Apr. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.2086.
PADOVANI, Ricardo da Costa et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 02-10, jun. 2014. Acesso em: 12 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140002.
PERRUSI, Artur. Sofrimento psíquico, individualismo e uso de psicotrópicos: Saúde mental e individualidade contemporânea. Tempo Social, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 139-159, Jun. 2015. Acesso em: 12 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/0103-20702015017.
RANGÉ, Bernard; SOUSA, Conceição Reis de; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Terapia racional-emotiva, cognitiva e do esquema In: Psicoterapias: abordagens atuais. CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugêncio Horácio. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
VIEIRA, Érico.Douglas.; STENGEL, Márcia. Individualismo, liberdade e insegurança na Pós-modernidade. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v.2, n.2, p. 345-357, 2012. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/740/726. Acesso em 12 de Apr. 2019.
VIEIRA, Lidiani Nunes; SCHERMANN, Lígia Braun. Estresse e fatores associados em alunos de psicologia de uma universidade particular do sul do Brasil. Aletheia, Canoas, n. 46, p.120-130, abr. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942015000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11 mar. 2019.
YOSHIDA, Elisa Medici Pizão; COLUGNATI, Fernando Antonio Basile. Questionário de crenças irracionais e escala de crenças irracionais: propriedades psicométricas. Psicologia Reflexão e Critica, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 437-445, 2002. Acesso em 10 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000200020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).