RUAS DE COMÉRCIO: O MAPEAMENTO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS DA AVENIDA CÔNEGO JOÃO LIMA EM ARAGUAÍNA – TOCANTINS
Résumé
Este trabalho abordará a Avenida Cônego João Lima, situada na cidade de Araguaína – Tocantins, como uma rua de comércio. Propomo-nos a analisar e a problematizar as dinâmicas regionais que movimentam, seccionam e espacializam as relações comerciais na avenida. Propomo-nos, ainda, a apresentar o mapeamento das relações comerciais que, a grosso modo, são espaços físicos criados pelas dinâmicas regionais que movimentam as relações comerciais na referida avenida. As “espacializações” serão apresentadas em um mapa que destacará as seis áreas de comércio que são influenciadas por peculiaridades das dinâmicas regionais que movimentam o fluxo das relações de comércio. Os métodos empregados são a pesquisa bibliográfica e documental. Este trabalho se classifica ainda como uma pesquisa exploratória e descritiva. A natureza dos dados é qualitativa. Teórico-analiticamente, este trabalho está filiado às concepções de ruas de comércio e ao recorte temporal da modernidade líquida.
Références
Araguaína lança documentário sobre Cônego João Lima. Conexão Tocantins. Disponível em: <http://www.encurtador.com.br/bqwG6>. Acesso em 18 de dezembro de 2018.
ARAGUAÍNA. Lei 284, de 23 de dezembro de 1974. Altera nome de via pública, e dá outras providências. Câmara Municipal de Araguaína. Disponível em: <http://araguaina.to.leg.br/legislacao/leis-municipais/>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
ARAGUAÍNA. Lei 517, de 16 de março de 1981. Autoriza desapropriação de terreno para abertura de rua. Câmara Municipal de Araguaína. Disponível em: <http://araguaina.to.leg.br/legislacao/leis-municipais/>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
ARAGUAÍNA. Lei 1.285, de 11 de agosto de 1993. Estabelece horário para trânsito de caminhões de carga e descarga, e outros nas ruas Cônego João Lima e 1º de janeiro e proíbe em definitivo o trânsito de caminhões nestas ruas afora os horários estabelecidos. Câmara Municipal de Araguaína. Disponível em: <http://araguaina.to.leg.br/legislacao/leis-municipais/>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
ARAGUAÍNA. Lei 1.290, de 10 de setembro de 1993. Autoriza a duplicação da av. Cônego João Lima, Vila Piauí e dá outras providências. Câmara Municipal de Araguaína. Disponível em: <http://araguaina.to.leg.br/legislacao/leis-municipais/>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
BERTUZZI, Felipe Bühler. MACULAN, Laércio Stolfo. Ruas comerciais: suas origens e características. Anais da VII Mostra de Iniciação Científica e extensão comunitária e VI Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação IMED. Porto Alegre: 2013. Disponível em: <http://www.encurtador.com.br/dgBRY>. Acesso em 26 de outubro de 2018.
BORTHAGARAY, A. Conquistar a rua! Compartilhar sem dividir. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
BRASIL. Documento de área Planejamento Urbano e Regional e Demografia (2016). Disponível em: <http://www.encurtador.com.br/givwC>. Acesso em 15 de julho de 2018.
BRUNO, Ângelo. Araguaína Orionita. Revista São Luís Orione (impressa), v. 01, n. 2, jan./dez. – Araguaína: Fundação Educacional Dom Orione, 2008.
CADONÁ, Marco Henrique. Dinâmicas Regionais de Desenvolvimento, Trabalho e Organização dos Mercados Urbanos de Trabalho: uma Análise a Partir de Cidades Médias do Rio Grande do Sul. Redes - Santa Cruz do Sul: Universidade de Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 3, setembro-dezembro, 2017. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6354690.pdf>. Acesso em 15 de julho de 2018.
CARLOS, Ana Fani AlessHenriquei. Espaço-tempo na metrópole: a fragmentação da vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.
COSSUL, Naiane Inez; GERALDO, Michelly Sandy. Dinâmicas regionais e defesa nacional: influências na percepção de segurança e defesa do Estado brasileiro. Anais do 1º Seminário Internacional de Ciência Política: Estado e democracia em mudança no século XXI. Porto Alegre: 2015. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/sicp/anais/defesa/> . Acesso em: 15 de julho de 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. – 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, R. DE C. DA C.; COSTA, S. M. DA; COSTA, J. A. C. Atividade comercial na Zona Norte de Natal: análise das ruas de comércio tradicional. RUA, v. 21, n. 2, p. 265 - 284, 11, nov. 2015. Disponível em: <http://www.encurtador.com.br/pACJ6>. Acesso em 02 de janeiro de 2019.
Histórico da cidade de Tocantinópolis – Tocantins. IBGE. Disponível em: <http://www.encurtador.com.br/celAC>. Acesso em 18 de dezembro de 2018.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MASCARÓ, Lucia. Vegetação Urbana. 3ª edição. Porto Alegre: + 4 Editora, 2010.
NASCIMENTO, Marinalva Ferreira do. Transformações históricas da Avenida Cônego João Lima na cidade de Araguaína (1970-2007). Trabalho de Conclusão de Curso (História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. N° 10, p. 12. 1993.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Cidades dos Sentidos. – Campinas: Pontes, 2004.
RISCAROLI, Eliseu. Religião, Poder e Território. In II Simpósio Internacional da ABHR e XV Simpósio Nacional da ABRH. Anais do Simpósio Internacional da ABHR e XV Simpósio Nacional da ABRH. Florianópolis: UFSC, 2016. Disponível em: <http://www.encurtador.com.br/dnvwW>. Acesso em 18 de dezembro de 2018.
SILVA, Lusinaldo Almimo Da. Avenida Cônego João Lima: a produção estética e sensível da principal via de Araguaína através de fotografias (1960-2017). Trabalho de Conclusão de Curso (História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 23. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.
VARGAS, Heliana Comin. Comércio, Espaço Público e Cidadania. Anais do I Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Indaiatuba: 2002. Disponível em: <https://www.encurtador.com.br/lruK4
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).