PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo apontar como as práticas de leituras podem ser trabalhadas em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, na qual através das horas de observação realizada em um colégio particular na cidade de Palmas pode-se ver como são realizadas os diversos tipos de leituras. Buscou-se também identificar que tipos de leituras e atividades que são desenvolvidas para que a leitura aconteça. Os resultados apontam uma diversidade para que a leitura aconteça.

Bibliographies de l'auteur

Cleitiane da Silva Santos, Faculdade ITOP
Graduada em Pedagogia pela Faculdade ITOP.
Kyldes Batista Vicente, Unitins, ITOP
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Mestre em Letras e Linguística pela UFG. Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas) pela UFG. É professora da Unitins e do Governo do Estado de Tocantins. Atua em pesquisa e desenvolve projetos nas áreas de literatura portuguesa e adaptação literária. Desenvolve, com outros pesquisadores do Grupo de Pesquisa Literatura, Arte e Mídia, os Projetos de Extensão: Cinema e Literatura em Debate e Interlúdio Literário.

Références

BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais; Língua Portuguesa. Brasília, 1997.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 6. ed.São Paulo: Cortez, 1982.

HILA, Cláudia Valéria Doná. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1.ed. São Carlos: Claraluz, 2009.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas SP. 11. ed. Pontes, 2007.

LEMES, Adriana; SILVA, Renata Faria Amaro da. A aprendizagem significativa da leitura. Disponível em: <http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2009/artigos/letras/salao/472.p> Acesso em 21 de fev. 2015

MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo, ed. Globo, 2009.

MARTINS, M. H O que é leitura. São Paulo, 4ª. Ed. Brasiliense, 1984.

MORAIS, Georgynna, BRITO Andréia Silva. Alfabetização, Leitura e Escrita: prática pedagógica alfabetizadora: questões de letramento. Disponível em: . Acesso em 21 de fev. 2015

SALLES, J. F.; PARENTE M. A.M. P. Avaliação e Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722007000200007&script=sci_arttext> Acesso em 20 de março. 2015

SANTOS, Andrezza Santos dos. Os gêneros textuais na sala de aula: a reportagem. In: Revista Revela: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Disponível em <http://www.fals.com.br/revela17/artigo4_revelaXI.pdf> acesso em 20 de maio 2015.

SILVA, José Aroldo da. Discutindo sobre leitura. In: Revista Letras Escreve. Disponível em <http://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf> acesso em 20 de Maio 2015.

SILVA, Theodoro da Silva. Organizador. Leitura na escola. In: (orgs). São Paulo: Global : ALB-Associação de Leitura do Brasil, 200.

SOLÉ, ISABEL. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: ArtMed, 1998.

TADEU Marcus. Mídia na escola e a leitura do mundo. Disponível em: <http://www.revista.com.org.br/artigos>. Acesso em: 20 de abril. 2015.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: A Prática docente a partir da voz dos alunos. In: Eccos – Ver. Cient, São Paulo, n. 27, p.191 – 209, Jan. abr.2012.

ZATERA, Luciana Carolina Santos. A prática pedagógica no ensino de gêneros textuais: uma pesquisa em desenvolvimento. Disponível em Acesso em 04 de maio. 2015

Publiée
2017-03-21
Rubrique
Artigos