PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apontar como as práticas de leituras podem ser trabalhadas em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e qualitativa, na qual através das horas de observação realizada em um colégio particular na cidade de Palmas pode-se ver como são realizadas os diversos tipos de leituras. Buscou-se também identificar que tipos de leituras e atividades que são desenvolvidas para que a leitura aconteça. Os resultados apontam uma diversidade para que a leitura aconteça.
References
BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais; Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 6. ed.São Paulo: Cortez, 1982.
HILA, Cláudia Valéria Doná. Ressignificando a aula de leitura a partir dos gêneros textuais. In: NASCIMENTO, E.L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 1.ed. São Carlos: Claraluz, 2009.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas SP. 11. ed. Pontes, 2007.
LEMES, Adriana; SILVA, Renata Faria Amaro da. A aprendizagem significativa da leitura. Disponível em: <http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2009/artigos/letras/salao/472.p> Acesso em 21 de fev. 2015
MARCUSCHI, Luis Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo, ed. Globo, 2009.
MARTINS, M. H O que é leitura. São Paulo, 4ª. Ed. Brasiliense, 1984.
MORAIS, Georgynna, BRITO Andréia Silva. Alfabetização, Leitura e Escrita: prática pedagógica alfabetizadora: questões de letramento. Disponível em: . Acesso em 21 de fev. 2015
SALLES, J. F.; PARENTE M. A.M. P. Avaliação e Leitura e Escrita de Palavras em Crianças de 2ª Série: Abordagem Neuropsicológica Cognitiva. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722007000200007&script=sci_arttext> Acesso em 20 de março. 2015
SANTOS, Andrezza Santos dos. Os gêneros textuais na sala de aula: a reportagem. In: Revista Revela: Periódico de Divulgação Científica da FALS. Disponível em <http://www.fals.com.br/revela17/artigo4_revelaXI.pdf> acesso em 20 de maio 2015.
SILVA, José Aroldo da. Discutindo sobre leitura. In: Revista Letras Escreve. Disponível em <http://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf> acesso em 20 de Maio 2015.
SILVA, Theodoro da Silva. Organizador. Leitura na escola. In: (orgs). São Paulo: Global : ALB-Associação de Leitura do Brasil, 200.
SOLÉ, ISABEL. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto alegre: ArtMed, 1998.
TADEU Marcus. Mídia na escola e a leitura do mundo. Disponível em: <http://www.revista.com.org.br/artigos>. Acesso em: 20 de abril. 2015.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Leitura e a escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: A Prática docente a partir da voz dos alunos. In: Eccos – Ver. Cient, São Paulo, n. 27, p.191 – 209, Jan. abr.2012.
ZATERA, Luciana Carolina Santos. A prática pedagógica no ensino de gêneros textuais: uma pesquisa em desenvolvimento. Disponível em Acesso em 04 de maio. 2015
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).