INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UTOPIA OU SONHO?

  • Warley Carlos de Souza UFMT/CUA

Résumé

Pensar a formação continuada para professores é fundamental para se pensar o cotidiano escolar, pois ele é repleto de particularidades, tornando-se um conjunto de práticas e relações que acontecem no dia a dia, por vezes esquecido nos planejamentos, transformando as relações entre os professores nesse cotidiano injustas. Diante do exposto, é eminente a compreensão que a primeira inclusão na escola deve ser a do professor, entendendo inclusão, como colocar para dentro quem esta fora e, acima de tudo desenvolver nesse professor o sentimento de pertencimento. Para tanto o presente texto objetiva o debate sobre formação de professores que tenha como base a inclusão universal de educandos, bem como, que a coletividade seja à base da atuação desse profissional.

Biographie de l'auteur

Warley Carlos de Souza, UFMT/CUA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso campus Araguaia. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacação fisica escolar/avaliação do processo de ensino aprendizagem, ensino fundamental, indisciplina, tda/h.

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Publiée
2019-05-24