INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UTOPIA OU SONHO?

  • Warley Carlos de Souza UFMT/CUA
Palavras-chave: Formação de Professores. Inclusão. Coletividade.

Resumo

Pensar a formação continuada para professores é fundamental para se pensar o cotidiano escolar, pois ele é repleto de particularidades, tornando-se um conjunto de práticas e relações que acontecem no dia a dia, por vezes esquecido nos planejamentos, transformando as relações entre os professores nesse cotidiano injustas. Diante do exposto, é eminente a compreensão que a primeira inclusão na escola deve ser a do professor, entendendo inclusão, como colocar para dentro quem esta fora e, acima de tudo desenvolver nesse professor o sentimento de pertencimento. Para tanto o presente texto objetiva o debate sobre formação de professores que tenha como base a inclusão universal de educandos, bem como, que a coletividade seja à base da atuação desse profissional.

Biografia do Autor

Warley Carlos de Souza, UFMT/CUA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso campus Araguaia. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educacação fisica escolar/avaliação do processo de ensino aprendizagem, ensino fundamental, indisciplina, tda/h.

Referências

AVILA, A. B. et all. Educação Física e Esportes e o processo de ensino-aprendizagem: um caminho de múltiplas determinações. In: GOELLNER, S.V. (org). Educação Físicaciência do esporte: intervenções e conhecimento. Florianópolis: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999.

BRÁS, J. Metamorfoses na formação de professores de educação física. Boletim SPEF. 14, 47-54, 1996.

CREPALDI, R. Formação em contexto: a contribuição de grupos de pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil São Paulo, Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, 2008.

CARDOSO, L. A. M. Formação de Professores: mapeando alguns modos de ser professor ensinados por meio do discurso. In: PAIVA, E. (org) Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas Autores Associados, 2003.

FORMOZINHO, J. A formação prática dos professores: da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: B. CAMPOS (org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 46-64, 2001.

JANTSCH. Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH. Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito; Rio de Janeiro: Vozes – RJ; 2008.

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Tradução Regina Garcez. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GALVÃO, I. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não. Petrópolis: Vozes, 2004.

GATTI, B. Tendências da pesquisa em psicologia da educação e suas contribuições para o ensino. In: TIBALLI, E. CHAVES, S. M. (org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LAUTIER, N. Psychosociologie de l’education. Paris: Armand Colin, 2001.

MATOS, O. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.

MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. Identidade docente em Educação Física – Formação e representações socioprofissionais. Coimbra: CEIS 20, 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Associação Criança: um contexto de formação em contexto. Braga: Universitária Livraria Minho, 2001.

SEN. Amartya. O desenvolvimento como liberdade; tradução: Laura Teixeira Mota; São Paulo, Companhia das Letras; 2010.

ZEICHNER, K. Novos Caminhos param o practicum: uma perspectiva para os anos 90. NÓVOA, A. (ed). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005.

Publicado
2019-05-24