INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UTOPIA OU SONHO?
Abstract
Pensar a formação continuada para professores é fundamental para se pensar o cotidiano escolar, pois ele é repleto de particularidades, tornando-se um conjunto de práticas e relações que acontecem no dia a dia, por vezes esquecido nos planejamentos, transformando as relações entre os professores nesse cotidiano injustas. Diante do exposto, é eminente a compreensão que a primeira inclusão na escola deve ser a do professor, entendendo inclusão, como colocar para dentro quem esta fora e, acima de tudo desenvolver nesse professor o sentimento de pertencimento. Para tanto o presente texto objetiva o debate sobre formação de professores que tenha como base a inclusão universal de educandos, bem como, que a coletividade seja à base da atuação desse profissional.
References
AVILA, A. B. et all. Educação Física e Esportes e o processo de ensino-aprendizagem: um caminho de múltiplas determinações. In: GOELLNER, S.V. (org). Educação Físicaciência do esporte: intervenções e conhecimento. Florianópolis: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1999.
BRÁS, J. Metamorfoses na formação de professores de educação física. Boletim SPEF. 14, 47-54, 1996.
CREPALDI, R. Formação em contexto: a contribuição de grupos de pesquisa para o desenvolvimento profissional na educação infantil São Paulo, Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, 2008.
CARDOSO, L. A. M. Formação de Professores: mapeando alguns modos de ser professor ensinados por meio do discurso. In: PAIVA, E. (org) Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões?: Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas Autores Associados, 2003.
FORMOZINHO, J. A formação prática dos professores: da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: B. CAMPOS (org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, 46-64, 2001.
JANTSCH. Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH. Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito; Rio de Janeiro: Vozes – RJ; 2008.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Tradução Regina Garcez. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GALVÃO, I. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não. Petrópolis: Vozes, 2004.
GATTI, B. Tendências da pesquisa em psicologia da educação e suas contribuições para o ensino. In: TIBALLI, E. CHAVES, S. M. (org). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LAUTIER, N. Psychosociologie de l’education. Paris: Armand Colin, 2001.
MATOS, O. Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.
MOREIRA, J. A.; FERREIRA, A. G. Identidade docente em Educação Física – Formação e representações socioprofissionais. Coimbra: CEIS 20, 2011.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; FORMOSINHO, J. Associação Criança: um contexto de formação em contexto. Braga: Universitária Livraria Minho, 2001.
SEN. Amartya. O desenvolvimento como liberdade; tradução: Laura Teixeira Mota; São Paulo, Companhia das Letras; 2010.
ZEICHNER, K. Novos Caminhos param o practicum: uma perspectiva para os anos 90. NÓVOA, A. (ed). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).