SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: HIBRIDISMOS PRESENTES NAS RELAÇÕES ENTRE ESPORTE EDUCACIONAL E PERFORMANCE ESPORTIVA
Résumé
O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre ações pedagógicas em eventos esportivos educacionais que se configuram como performance ao alto rendimento. Ancorado na abordagem histórico crítica e fundamentado nas relações que envolvem esporte, educação e sociedade, o texto enfoca a partir de um evento educacional, a natureza das práticas pedagógicas envolvidas. As análises foram tecidas a partir de uma observação participante a um festival escolar de Atletismo, e confrontadas com os referenciais teóricos existentes. Os resultados apontaram para um certo hibridismo negativo na prática esportiva, em que o esporte competitivo acaba por colonizar o esporte educacional. Fica evidente a necessidade de reflexão sobre novas possibilidades de interpretação e percepção do esporte como uma prática capaz de conjugar, ao mesmo tempo, elementos aparentemente contraditórios como competitividade e participação, possibilitando uma ação híbrida positiva, onde uma vertente possa se constituir complemento da outra.
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