SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: HIBRIDISMOS PRESENTES NAS RELAÇÕES ENTRE ESPORTE EDUCACIONAL E PERFORMANCE ESPORTIVA
Abstract
O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre ações pedagógicas em eventos esportivos educacionais que se configuram como performance ao alto rendimento. Ancorado na abordagem histórico crítica e fundamentado nas relações que envolvem esporte, educação e sociedade, o texto enfoca a partir de um evento educacional, a natureza das práticas pedagógicas envolvidas. As análises foram tecidas a partir de uma observação participante a um festival escolar de Atletismo, e confrontadas com os referenciais teóricos existentes. Os resultados apontaram para um certo hibridismo negativo na prática esportiva, em que o esporte competitivo acaba por colonizar o esporte educacional. Fica evidente a necessidade de reflexão sobre novas possibilidades de interpretação e percepção do esporte como uma prática capaz de conjugar, ao mesmo tempo, elementos aparentemente contraditórios como competitividade e participação, possibilitando uma ação híbrida positiva, onde uma vertente possa se constituir complemento da outra.
References
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009
BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Ijuí: UNIJUÍ, 2003
CABRAL, L.A.M. Os jogos olímpicos na Grécia antiga. São Paulo: Odysseus Editora, 2004
CAPARROZ, F. E. O esporte como conteúdo da Educação física: uma “jogada desconcertante” que não “entorta” só nossas “colunas”, mas também nossos discursos. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1 (suplemento), 2001
FRANCO, M. A.; GHEDIN. E. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em Formação)
NASÁRIO, Júlio César. Competição na educação física escolar: representação social de professores da educação básica. Blumenau, 2009. 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Regional de Blumenau, SC.
OLIVEIRA, R.F. et al. Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2018.
PIRES, G.L. Breve introdução ao estudo dos processos de apropriação social do fenômeno esporte. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v.9, n.1, p. 25-34, 1998.
RESENDE, R.; ALBUQUERQUE, A.; GOMES, A.R. Formação e saberes em desporto, educação física e lazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
RINALDI, W. Futebol: manifestação cultural e ideologização. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v.11, n.1, p.167-172, 2000.
SIGOLI, M.A., DE ROSE JR., D. A história do uso político do esporte. Revista brasileira de Ciência e Movimento. Brasília, DF, v.12, n.2, p. 111-119, 2004.
SOARES, et al. Metodologia do Ensino de educação Física. São Paulo: Cortez,1992.
TUBINO, Manuel José Gomes. O que é esporte. - Coleção primeiros passos. São Paulo, Editora Brasiliense, 1999.
VALLADARES, Lícia. Os dez mandamentos da observação participante (resenha). Revista brasileira de Ciências Sociais, vol.22 no.63. São Paulo, fevereiro 2007.
ZENHA, V., Resende, R., & Gomes, A.R. Desporto de alto rendimento e sucesso escolar: Análise e estudo de factores influentes no seu êxito. In J. Fernández, G. Torres, & A. Montero (Eds.), II Congresso Internacional de Deportes de Equipo (pp. 1-10). Editorial y Centro de Formación Alto Rendimiento. Corunha. Espanha. 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).