SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: HIBRIDISMOS PRESENTES NAS RELAÇÕES ENTRE ESPORTE EDUCACIONAL E PERFORMANCE ESPORTIVA

  • Mauro José de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Eventos esportivos. Hibridismos no esporte. Metodologia de ensino.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre ações pedagógicas em eventos esportivos educacionais que se configuram como performance ao alto rendimento. Ancorado na abordagem histórico crítica e fundamentado nas relações que envolvem esporte, educação e sociedade, o texto enfoca a partir de um evento educacional, a natureza das práticas pedagógicas envolvidas. As análises foram tecidas a partir de uma observação participante a um festival escolar de Atletismo, e confrontadas com os referenciais teóricos existentes. Os resultados apontaram para um certo hibridismo negativo na prática esportiva, em que o esporte competitivo acaba por colonizar o esporte educacional. Fica evidente a necessidade de reflexão sobre novas possibilidades de interpretação e percepção do esporte como uma prática capaz de conjugar, ao mesmo tempo, elementos aparentemente contraditórios como competitividade e participação, possibilitando uma ação híbrida positiva, onde uma vertente possa se constituir complemento da outra.

Biografia do Autor

Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Assistente no Instituto de Ciências Biológicas, curso Educação Física, Universidade Federal de Mato Grosso. Câmpus Universitário do Araguaia.

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Publicado
2019-05-24