AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Résumé

O crescimento na procura pela Educação a Distância no Brasil deve-se ao uso das mídias digitais, que visam proporcionar um novo processo de ensino-aprendizagem na relação professor-aluno a partir de inovações tecnológicas. Neste contexto, o propósito deste trabalho é o questionamento sobre o que de fato é inovação tecnológica. Partimos da problemática de que muitas técnicas tradicionais, apresentadas como inovadoras, são na realidade releituras fora do contexto midiático virtual. Como hipótese, elencamos as inovações tecnológicas mais eficientes no processo educacional. Objetivamos averiguar quais são as tecnologias que podem agregar métodos inovadores ao ensino superior. Para atingir esse objetivo realizamos uma busca exploratória e reflexiva sobre autores destacados nesta área, como Pierre Lévy (2009), Frederic Litto (2012), Martha Gabriel (2018) e Romero Tori (2010). Esta pesquisa se justifica por discutir como as novas técnicas acopladas ao ambiente virtual podem tornar o ensino mais eficiente e atrativo para os discentes.

 

Bibliographies de l'auteur

Marcos Júlio Sergl, Universidade Santo Amaro

Pós-Doutor em Comunicações e Doutor em Artes, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Bacharel em Composição e Regência, pela Universidade São Judas Tadeu, em Educação Artística, com habilitação em Música, e Piano, pelo Instituto Musical de São Paulo. Estudou regência com Roberto Schnorrenberg, Robert Shaw e Hugh Ross e participou de cursos de especialização na Áustria e na Espanha. Professor do Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro.

Alex Sandro de França, Universidade Santo Amaro

Aluno no programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro. Especialista em Designer Instrucional para Educação a Distância e em PIGEAD - Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância. 

Références

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Publiée
2019-07-18