PERCEPÇÕES SOBRE A PERPETUAÇÃO DO PODER NO FUTEBOL BRASILEIRO: NOTAS PARA UMA REFLEXÃO
Résumé
O objeto deste estudo é a perpetuação dos mandatários no poder da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O artigo tem por objetivo identificar as relações de poder existentes na entidade. Através de uma análise histórica da situação política vivida no Brasil em cada período da sua história, da legislação em cada período e como isso afetou essas relações na entidade gestora do nosso esporte mais popular.Références
ADORNO, Theodor W. A Indústria cultural. In: COHN, G (org.) Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
ALMEIDA, Paulo Antonio Cresciulo. Esportes e lazer como instrumentos políticos da “Era Vargas” e governo Lula: aproximações e particularidades. 2013. 199f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
ARAUJO DOS SANTOS, Daniel de. Urnas e nos gramados – as eleições e o Campeonato Brasileiro durante a Ditadura Civil - Militar”. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2ª edição. Moderna, 1993.
BELLOS, Alex. Futebol: o Brasil em campo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
BETTI, Mauro. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.
BETTI, Mauro. Violência em campo – dinheiro, mídia e transgressão às regras no futebol espetáculo. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.
BOBBIO, Norberto; NOGUEIRA, Marco Aurélio. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
BRASIL. DECRETO LEI FEDERAL 1.056 de Janeiro de 1939. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1056-19-janeiro-1939-349204-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 01/10/2014
BRASIL. DECRETO LEI FEDERAL 3.199 de Abril de 1941. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del3199.htm>. Acesso em: 20 ago. 2015..
BRASIL. Lei 6.251 de Outubro de 1975. Disponível em: <http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1975/6251.htm>. Acesso em: 20 ago. 2015..
BRASIL. LEI n. 12.868, de 15 de outubro de 2013. Altera a Lei n. 9.615, de 24 de março de 1998; e dá outras providências. Brasília, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2015.
CALDAS, W. O pontapé inicial: memórias do futebol brasileiro (1984-1930). São Paulo: Ibrasa, 1990.
COGO, Denise. Mídia, imigração e interculturalidade: mapeando as estratégias de midiatização dos processos migratórios e das falas imigrantes no contexto brasileiro. Fronteiras Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 4, n. 2, p. 145-163, 2002.
DAMO, A. S. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002, (Coleção academia).
DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Ática, 2008.
DIETSCHY, P. Dos desafios políticos: los traspasos de jugadores y la descolonización deportiva de África. Vanguardia Dossier, Barcelona, v. 20, p. 78-89, jul./set. 2006.
ESTADÃO. Mensalinho, a fórmula para cooptar o apoio de 27 federações estaduais. Disponível em: <http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,mensalinho-a-formula-para-cooptar-o-apoio-de-27-federacoes-estaduais,977108> acesso em 15 ago. 2015.
FUSCO, W. Conexão origem-destino: migrantes brasileiros no exterior. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15., 2006, Caxambu. Anais... Caxambu:ABEP, 2006. Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_638.pdf. Acesso em: Acesso em: 12 ago. 2015.
GASTALDO, Édison. A nação e o anúncio: a representação do ‘brasileiro’ na publicidade da Copa do Mundo. 2000. Tese (Doutorado em Multimeios). Instituto de Artes/Unicamp, Campinas.
GUIMARÃES, André; SQUIRRA, Sebastião Carlos de Moraes. Comunicação organizacional e o processo comunicacional: uma perspectiva dialógica. 2007.
HAUG, Wolfgang F. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.
LANCENET Alex critica condução do futebol brasileiro: 'Quem cuida é a Globo. A CBF é apenas sala de reuniões'. Disponível em: http://www.lancenet.com.br/minuto/Alex-brasileiro-Globo-CBF-reunioes_0_970703171.html>. acesso em 10 ago. 2015.
LEBRUN, Gérard. O que é poder. Abril Cultural, 1981.
LEONCINI, Marvio Pereira. Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. Tese (Doutorado), São Paulo. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2001.
LÓPEZ, Fábio Lopez. Poder e domínio - Uma Visão anarquista. Editora Faísca, São Paulo, 2013.
MALFATTI, Selvino Antônio. A Teoria das Elites como ideologia para perpetuação no governo. In: Thaumazein – Revista semestral do Curso de Filosofia do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, RS, n. 2, mar. 2008. Disponível em: <http://www.unifra.br/thaumazein/edicao2/edicao2.asp>. Acesso em: 20 jun. 2015.
MARTINEZ, Vinício Carrilho. O que é poder. São Paulo: Tierra socialista/PAPELES SOBRE DEM, 2009.
MELANI, R. O futebol e a razão utilitarista. In: COSTA, Marcia Regina da., Futebol: espetáculo do século. São Paulo: Musa, 1999.
PRONI, M. W. A Metamorfose do Futebol. São Paulo: UNICAMP, 2000.
RAMOS, Roberto. Futebol: ideologia do poder. Petrópolis: Vozes, 1984.
RIAL, Carmen. Futebol e mídia: a retórica televisiva e suas implicações na identidade nacional, de gênero e religiosa. Revista Antropolítica, Niterói, UFF, n.14, jan-jul 2003, p. 61-80.
SANTOS PIMENTEL, Écliton; MEZZADRI, Fernando Marinho. O Estado Novo ea concepção de esporte no Decreto Lei 3199 de 1941. ANPUH – XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – São Leopoldo, 2007.
SARMENTO, Carlos Eduardo. A regra do jogo: uma história institucional da CBF.Rio de Janeiro: CPDOC, 2006.
SILVA CORRALO, Giovani. O poder municipal na elaboração e execução de políticas públicas. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul, UNISC, nº 37, p. 116-130, jan-jun, 2012. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/viewFile/2795/2120. Acesso em: 20 mar. 2015.
SILVA, Marcelino Rodrigues. Mil e uma noites de futebol: o Brasil moderno de Mário Filho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
SOARES, Antonio Jorge G.; MELO, Leonardo Bernardes S.; COSTA, Felipe Rodrigues da Costa; BARTHOLO, Tiago Lisboa; BENTO, Jorge Olímpio. Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 4, p. 905-921, out./dez. 2011, p. 905-921.
SOARES, Edileuza. A bola no ar: o rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus, 1994.
SZYMANSKI, S.; KUYPERS, T. Winners and Losers – The Business Strategy of Football. London: Viking, 1999.
TOLEDO, L. H. Lógicas do futebol. São Paulo: Hucitec, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).