PIAGET, VIGOTSKY E PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE SOBRE OS REFLEXOS DOS TRÊS PENSAMENTOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Résumé
Este artigo analisa as contribuições de Paulo Reglus Neves Freire, Jean William Fritz Piaget e Lev Semyonovich Vygotsky para a construção do conhecimento, discutindo como se dá essa construção na visão desses autores. As teorias de Piaget, Vigotsky e Freire descrevem formas de aprendizagem, que podem ser utilizadas como referência teórica pelos professores em qualquer ramo de ensino. Abordamos, também, quais são as teses de aprendizagem descrita por esses três autores e como ou em que situações podem ser mais bem aplicadas à prática em sala de aula e da educação para o mundo. Foram estudadas as teorias de aprendizagem dos autores citados e dentro de cada teoria. A teoria dos autores mostram pontos com inserção na prática da docência. Assim, desta forma pode-se concluir que o docente utilizar-se-á de qualquer teoria estudada, baseando-se na forma de ensino que escolher, já que cada uma possui a sua peculiaridade, tornando-a mais adequada à cada situação.
Palavras-chave: Jean Piaget; Paulo Freire; Vygotsky.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).