PIAGET, VIGOTSKY E PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE SOBRE OS REFLEXOS DOS TRÊS PENSAMENTOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Abstract
Este artigo analisa as contribuições de Paulo Reglus Neves Freire, Jean William Fritz Piaget e Lev Semyonovich Vygotsky para a construção do conhecimento, discutindo como se dá essa construção na visão desses autores. As teorias de Piaget, Vigotsky e Freire descrevem formas de aprendizagem, que podem ser utilizadas como referência teórica pelos professores em qualquer ramo de ensino. Abordamos, também, quais são as teses de aprendizagem descrita por esses três autores e como ou em que situações podem ser mais bem aplicadas à prática em sala de aula e da educação para o mundo. Foram estudadas as teorias de aprendizagem dos autores citados e dentro de cada teoria. A teoria dos autores mostram pontos com inserção na prática da docência. Assim, desta forma pode-se concluir que o docente utilizar-se-á de qualquer teoria estudada, baseando-se na forma de ensino que escolher, já que cada uma possui a sua peculiaridade, tornando-a mais adequada à cada situação.
Palavras-chave: Jean Piaget; Paulo Freire; Vygotsky.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).