LIDERANÇA ÉTICA NO ENSINO DE FARMÁCIA: O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa, como o professor do curso de Farmácia contribui para a formação ética e socialmente comprometida dos futuros profissionais. A pesquisa foi realizada nas bases PubMed e SciELO, entre 2015 e 2025, utilizando os descritores: “Educação em Farmácia”, “Responsabilidade Social”, “Liderança Ética”, “Formação Profissional” e “Ética na Saúde”. Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos. A análise resultou em três categorias: (1) Integração da ética no currículo; (2) A liderança como eixo da identidade profissional; e (3) Práticas pedagógicas inovadoras. Os resultados apontam que a liderança ética docente influência no desenvolvimento de competências como empatia, responsabilidade social, julgamento moral e trabalho em equipe. A formação de lideranças éticas no ensino de Farmácia depende da articulação entre currículo, metodologias ativas e protagonismo docente, demandando um compromisso institucional com a formação integral e humanizada dos futuros profissionais.

Références

ALMEIDA, T. et al.,Desafios na integração da ética em cursos de saúde: revisão inte-grativa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, n. 1, p. 1–10, 2023.
ALY, A. et al. Analisando a percepção de estudantes de graduação em farmácia sobre suas competências de liderança: um estudo de métodos mistos. BMC Medical Educa-tion, v. 25, p. 833, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-025-07266-9. Acesso em: 19 jul. 2025.

ARAÚJO-NETO, F. C. et al. Teaching strategies for professional identity education in pharmacy: a scoping review. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 88, n. 1, p. 100597, jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajpe.2023.100597. Acesso em: 19 jul. 2025.
ARITA, E.; MASAMURA, Y.; TAKEHIRA, R. Um estudo qualitativo sobre educação ética em faculdades de farmácia no Japão, com base em uma pesquisa com educadores de ética. Pharmacy, v. 13, n. 2, p. 45, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3390/pharmacy13020045. Acesso em: 19 jul. 2025.
BROWN, J. B.; LEMIRE, S. Ethics and professional responsibility in pharmacy educa-tion. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 83, n. 3, p. 678-682, 2019.
CHEN, T. et al. The effect of problem-based learning on improving problem-solving, self-directed learning, and critical thinking ability for the pharmacy students: a randomi-zed controlled trial and meta-analysis. PLoS One, v. 19, n. 12, p. e0314017, 2 dez. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0314017. Acesso em: 19 jul. 2025.
CHEN, X. et al.,The effect of problem-based learning on improving problem-solving, self-directed learning, and critical thinking ability for the pharmacy students: a randomi-zed controlled trial and meta-analysis. Frontiers in Medicine, 2024. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39621602/. Acesso em: 20 jun. 2025.
COSTA, M. A.; RIBEIRO, L. G. Liderança pedagógica e ética na formação em saúde: estudo de caso em Farmácia. Revista Ensino em Saúde, v. 30, n. 2, p. 44-56, 2021.
FOPPA, A. A.; DETONI, K. B.; FERNANDES, B. D.; MENDONÇA, S. A. M.; MESQUITA, A. R.; CHEMELLO, C. Ensino experiencial na farmácia universitária: um estudo de perspectiva etnográfica na educação. Interface — comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 28, 2024, e230092. DOI: 10.1590/interface.230092.
FRANK, J. R.; SNELL, L.; SHERBINO, J. CanMEDS 2015 Physician Competency Framework. Ottawa: Royal College of Physicians and Surgeons of Canada, 2015.
FRY, H.; KETTERIDGE, S.; MARSHALL, S. A Handbook for Teaching and Learning in Higher Education: Enhancing Academic Practice. 4. ed. London: Routledge, 2015.
MOLINA, L. R.; HOFFMANN, J. B.; FINKLER, M. Ética e assistência farmacêutica na atenção básica: desafios cotidianos. Revista Bioética (Impr.), v. 28, n. 2, 2020. Dispo-nível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2202. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422020282398. Acesso em: 19 jul. 2025.

HASAN, S. Teaching ethics to pharmacy students using a team-based learning appro-ach. Pharmacy Education, [s.d.]. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org. Acesso em: 20 jun. 2025.
HIROSE, M. et al.,Quantitative evaluation of problem-based learning outcomes on stu-dent pharmacists’ patient care process in Japan. Pharmacy Education, v. 24, n. 1, p. 583-589, 2024. DOI: 10.46542/pe.2024.241.583589. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org. Acesso em: 20 jun. 2025.
INSTITUTE FOR HEALTHCARE IMPROVEMENT. Health care leadership competenci-es framework. Boston: IHI, 2014.
INSTITUTE OF MEDICINE. Health Professions Education: A Bridge to Quality. Wa-shington, DC: National Academies Press, 2003.
ISLAM, M. Uma colaboração sinérgica entre a liderança docente no desenvolvimento, implementação e avaliação de um currículo de doutorado em farmácia. Pharmacy Education , [S. l.] , v. 24, n. 1, pp. 515–528, 2024. DOI: 10.46542/pe.2024.241.515528. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/2600. Acesso em: 19 jul. 2025.
JIN, H. K.; KIM, E. Factors affecting leadership in pharmacy students: a nationwide sur-vey. Journal of Healthcare Leadership, v. 16, p. 213–225, 17 jun. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.2147/JHL.S459865. Acesso em: 19 jul. 2025.
JORDAN, M. Implementing and evaluating a course in professional ethics for pharma-cy students. Pharmacy Education, 2020. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org. Acesso em: 20 jun. 2025.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. Z. The Student Leadership Challenge. San Francisco: Wiley, 2021.
LAUDONE, T. W. et al. A call for social accountability within pharmacy education: part-nership, competency, and leadership. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 15, n. 3, p. 234–237, mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2023.03.003. Acesso em: 19 jul. 2025.
LEADERSHIP INITIATIVE. Implementation and evaluation of a learner-driven lea-dership initiative for pharmacy students and pharmacy residents. Advances in Medical Education and Practice, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/. Acesso em: 20 jun. 2025.
MARTINS, R. et al.,Adaptação do modelo CanMEDS para o ensino de Farmácia: uma abordagem contemporânea. Educação em Saúde, v. 40, n. 2, e20230045, 2024.
MATTOS, M. P.; CAMPOS, H. M. N.; QUEIROZ, B. F.; SANTOS, E. J.; CUNHA, R. S. B.; GOMES, D. R. “Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêuti-ca: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar.” Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, e190567, 2020. DOI: 10.1590/Interface.190567
NEZHAD, M. T. et al. Implementation of an integrated pharmacy education system for pharmacy students: a controlled educational trial. BMC Medical Education, v. 24, n. 1, p. 1272, 6 nov. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-024-06277-2. Aces-so em: 19 jul. 2025.
NI, J. et al. Resultados da educação interprofissional para estudantes de farmácia: uma revisão sistemática. BMC Medical Education, v. 24, p. 1334, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-024-06313-1. Acesso em: 19 jul. 2025.OLIVEIRA, F.; COSTA, H. Metodologias ativas no ensino farmacêutico: análise das práticas e impac-tos na liderança estudantil. Revista de Educação em Saúde, v. 35, n. 4, p. 441-450, 2021.
RIBEIRO DE MOURA, T.; SILVA DE AMORIM, I.; ALVES PESSÔA, V. M.; HENRIQUE DA SILVA, T. K. O perfil do profissional farmacêutico em um município do agreste per-nambucano sob a ótica social da profissão. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mi-neiro, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.1983. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1983. Acesso em: 2 jul. 2025.
ROBERTO, A. M. Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática. Revista Educação e Formação, v. 8, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10818. Acesso em: 20 jun. 2025.
SANTOS, V. A.; OLIVEIRA, J. P. Metodologias ativas e formação ética na graduação em Farmácia: perspectivas e práticas. Cadernos de Educação em Saúde, v. 10, n. 2, p. 89-101, 2022.
SILVA, M. et al.,Competências socioemocionais na formação farmacêutica: uma revi-são sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 6, p. 2351-2362, 2022.
STOGDEN, J.; MCLAREN, S.; LAUDER, W. Developing leadership skills in pre-registration nursing students: a systematic review. Nurse Education Today, v. 68, p. 192-200, 2018.
THOBANI, A.; ANWAR, M. Leadership development in pharmacy students: a literature review. Canadian Journal of Hospital Pharmacy, v. 77, n. 2, p. e3496, 12 jun. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4212/cjhp.3496. Acesso em: 19 jul. 2025.

WHITE, S.; DEMLER, T. L.; O’DONNELL, C.; LEE, C. The impact of a mental health-focused ethics lecture on pharmacy students’ perceptions of patients with mental ill-ness: An observational study. Pharmacy Education, [S. l.], v. 25, n. 1, p. p. 10–19, 2025. DOI: 10.46542/pe.2025.251.1019. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/2918. Acesso em: 19 jul. 2025.
Publiée
2025-12-03