LIDERANÇA ÉTICA NO ENSINO DE FARMÁCIA: O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão integrativa, como o professor do curso de Farmácia contribui para a formação ética e socialmente comprometida dos futuros profissionais. A pesquisa foi realizada nas bases PubMed e SciELO, entre 2015 e 2025, utilizando os descritores: “Educação em Farmácia”, “Responsabilidade Social”, “Liderança Ética”, “Formação Profissional” e “Ética na Saúde”. Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 12 artigos. A análise resultou em três categorias: (1) Integração da ética no currículo; (2) A liderança como eixo da identidade profissional; e (3) Práticas pedagógicas inovadoras. Os resultados apontam que a liderança ética docente influência no desenvolvimento de competências como empatia, responsabilidade social, julgamento moral e trabalho em equipe. A formação de lideranças éticas no ensino de Farmácia depende da articulação entre currículo, metodologias ativas e protagonismo docente, demandando um compromisso institucional com a formação integral e humanizada dos futuros profissionais.
References
ALY, A. et al. Analisando a percepção de estudantes de graduação em farmácia sobre suas competências de liderança: um estudo de métodos mistos. BMC Medical Educa-tion, v. 25, p. 833, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-025-07266-9. Acesso em: 19 jul. 2025.
ARAÚJO-NETO, F. C. et al. Teaching strategies for professional identity education in pharmacy: a scoping review. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 88, n. 1, p. 100597, jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajpe.2023.100597. Acesso em: 19 jul. 2025.
ARITA, E.; MASAMURA, Y.; TAKEHIRA, R. Um estudo qualitativo sobre educação ética em faculdades de farmácia no Japão, com base em uma pesquisa com educadores de ética. Pharmacy, v. 13, n. 2, p. 45, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3390/pharmacy13020045. Acesso em: 19 jul. 2025.
BROWN, J. B.; LEMIRE, S. Ethics and professional responsibility in pharmacy educa-tion. American Journal of Pharmaceutical Education, v. 83, n. 3, p. 678-682, 2019.
CHEN, T. et al. The effect of problem-based learning on improving problem-solving, self-directed learning, and critical thinking ability for the pharmacy students: a randomi-zed controlled trial and meta-analysis. PLoS One, v. 19, n. 12, p. e0314017, 2 dez. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0314017. Acesso em: 19 jul. 2025.
CHEN, X. et al.,The effect of problem-based learning on improving problem-solving, self-directed learning, and critical thinking ability for the pharmacy students: a randomi-zed controlled trial and meta-analysis. Frontiers in Medicine, 2024. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39621602/. Acesso em: 20 jun. 2025.
COSTA, M. A.; RIBEIRO, L. G. Liderança pedagógica e ética na formação em saúde: estudo de caso em Farmácia. Revista Ensino em Saúde, v. 30, n. 2, p. 44-56, 2021.
FOPPA, A. A.; DETONI, K. B.; FERNANDES, B. D.; MENDONÇA, S. A. M.; MESQUITA, A. R.; CHEMELLO, C. Ensino experiencial na farmácia universitária: um estudo de perspectiva etnográfica na educação. Interface — comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 28, 2024, e230092. DOI: 10.1590/interface.230092.
FRANK, J. R.; SNELL, L.; SHERBINO, J. CanMEDS 2015 Physician Competency Framework. Ottawa: Royal College of Physicians and Surgeons of Canada, 2015.
FRY, H.; KETTERIDGE, S.; MARSHALL, S. A Handbook for Teaching and Learning in Higher Education: Enhancing Academic Practice. 4. ed. London: Routledge, 2015.
MOLINA, L. R.; HOFFMANN, J. B.; FINKLER, M. Ética e assistência farmacêutica na atenção básica: desafios cotidianos. Revista Bioética (Impr.), v. 28, n. 2, 2020. Dispo-nível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2202. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422020282398. Acesso em: 19 jul. 2025.
HASAN, S. Teaching ethics to pharmacy students using a team-based learning appro-ach. Pharmacy Education, [s.d.]. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org. Acesso em: 20 jun. 2025.
HIROSE, M. et al.,Quantitative evaluation of problem-based learning outcomes on stu-dent pharmacists’ patient care process in Japan. Pharmacy Education, v. 24, n. 1, p. 583-589, 2024. DOI: 10.46542/pe.2024.241.583589. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org. Acesso em: 20 jun. 2025.
INSTITUTE FOR HEALTHCARE IMPROVEMENT. Health care leadership competenci-es framework. Boston: IHI, 2014.
INSTITUTE OF MEDICINE. Health Professions Education: A Bridge to Quality. Wa-shington, DC: National Academies Press, 2003.
ISLAM, M. Uma colaboração sinérgica entre a liderança docente no desenvolvimento, implementação e avaliação de um currículo de doutorado em farmácia. Pharmacy Education , [S. l.] , v. 24, n. 1, pp. 515–528, 2024. DOI: 10.46542/pe.2024.241.515528. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/2600. Acesso em: 19 jul. 2025.
JIN, H. K.; KIM, E. Factors affecting leadership in pharmacy students: a nationwide sur-vey. Journal of Healthcare Leadership, v. 16, p. 213–225, 17 jun. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.2147/JHL.S459865. Acesso em: 19 jul. 2025.
JORDAN, M. Implementing and evaluating a course in professional ethics for pharma-cy students. Pharmacy Education, 2020. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org. Acesso em: 20 jun. 2025.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. Z. The Student Leadership Challenge. San Francisco: Wiley, 2021.
LAUDONE, T. W. et al. A call for social accountability within pharmacy education: part-nership, competency, and leadership. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 15, n. 3, p. 234–237, mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2023.03.003. Acesso em: 19 jul. 2025.
LEADERSHIP INITIATIVE. Implementation and evaluation of a learner-driven lea-dership initiative for pharmacy students and pharmacy residents. Advances in Medical Education and Practice, 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/. Acesso em: 20 jun. 2025.
MARTINS, R. et al.,Adaptação do modelo CanMEDS para o ensino de Farmácia: uma abordagem contemporânea. Educação em Saúde, v. 40, n. 2, e20230045, 2024.
MATTOS, M. P.; CAMPOS, H. M. N.; QUEIROZ, B. F.; SANTOS, E. J.; CUNHA, R. S. B.; GOMES, D. R. “Tecendo redes de educação construtivista em Deontologia Farmacêuti-ca: formação e dispositivos ativos na arte de ensinar.” Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, e190567, 2020. DOI: 10.1590/Interface.190567
NEZHAD, M. T. et al. Implementation of an integrated pharmacy education system for pharmacy students: a controlled educational trial. BMC Medical Education, v. 24, n. 1, p. 1272, 6 nov. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-024-06277-2. Aces-so em: 19 jul. 2025.
NI, J. et al. Resultados da educação interprofissional para estudantes de farmácia: uma revisão sistemática. BMC Medical Education, v. 24, p. 1334, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-024-06313-1. Acesso em: 19 jul. 2025.OLIVEIRA, F.; COSTA, H. Metodologias ativas no ensino farmacêutico: análise das práticas e impac-tos na liderança estudantil. Revista de Educação em Saúde, v. 35, n. 4, p. 441-450, 2021.
RIBEIRO DE MOURA, T.; SILVA DE AMORIM, I.; ALVES PESSÔA, V. M.; HENRIQUE DA SILVA, T. K. O perfil do profissional farmacêutico em um município do agreste per-nambucano sob a ótica social da profissão. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mi-neiro, [S. l.], v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.61164/rmnm.v1i1.1983. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1983. Acesso em: 2 jul. 2025.
ROBERTO, A. M. Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática. Revista Educação e Formação, v. 8, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10818. Acesso em: 20 jun. 2025.
SANTOS, V. A.; OLIVEIRA, J. P. Metodologias ativas e formação ética na graduação em Farmácia: perspectivas e práticas. Cadernos de Educação em Saúde, v. 10, n. 2, p. 89-101, 2022.
SILVA, M. et al.,Competências socioemocionais na formação farmacêutica: uma revi-são sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 6, p. 2351-2362, 2022.
STOGDEN, J.; MCLAREN, S.; LAUDER, W. Developing leadership skills in pre-registration nursing students: a systematic review. Nurse Education Today, v. 68, p. 192-200, 2018.
THOBANI, A.; ANWAR, M. Leadership development in pharmacy students: a literature review. Canadian Journal of Hospital Pharmacy, v. 77, n. 2, p. e3496, 12 jun. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4212/cjhp.3496. Acesso em: 19 jul. 2025.
WHITE, S.; DEMLER, T. L.; O’DONNELL, C.; LEE, C. The impact of a mental health-focused ethics lecture on pharmacy students’ perceptions of patients with mental ill-ness: An observational study. Pharmacy Education, [S. l.], v. 25, n. 1, p. p. 10–19, 2025. DOI: 10.46542/pe.2025.251.1019. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/2918. Acesso em: 19 jul. 2025.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








