IGUALDADE DE GÊNERO, DIVISÃO DE PAPEIS NO PATRIARCADO E O IMPACTO DO CINEMA SOBRE A SOCIEDADE
Résumé
A busca por igualdade de gênero encontra inúmeras entraves para ser alcançada; dentre elas, a repetição e a imposição de padrões e de papeis para homens e mulheres. Além de limitar a plena expressão dos gêneros, estabelece uma desigualdade estrutural que beneficia os homens. O cinema, como comunicador de massa, tem papel importante na educação e na conscientização social acerca da potencialidade da mulher e da necessidade de despratriarcalizar a sociedade.
Références
AS Sufragistas. Direção: Sarah Gavron. Produção: Alison Owen e Faye Ward. Reino Unido: Focus Features, 2015. 1 DVD.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. 11. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
GRUNE, Carmela. Direito no cinema brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2017.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Tradução: Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
KAMITA, Rosana Cássia. Relações de gênero no cinema: contestação e resistência. Florianópolis: Revista Estudos Feministas, 2017. Disponível em:
MURDOCK, Maureen. A jornada da heroína. Tradução: Sandra Trabucco Valenzuela. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
NAÇÕES Unidas. Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Nações Unidas Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5. Acesso em 18 de janeiro de 2025.
NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Cornell University, 1999.
VALENTE. Direção: Mark Andrews e Brenda Chapman. Produção: Katherine Sarafian. Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2012. 1 DVD.
VIDAS Partidas. Direção: Marcos Schechtman. Produção: Naura Schneider e Flávio Tambelini. Brasil: Europa Filmes, 2016. 1 DVD.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








