O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DA APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA

  • Tailana Santana Alves Leite UFT / UEMA
  • Fernanda Santana Alves Leite Universidade Federal do Tocantins
  • Leandro Guimarães Garcia Universidade Federal do Tocantins
  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Tecnologia digital. Ensino. Aprendizagem. Autonomia. Revisão Integrativa da literatura.

Resumo

A utilização de diferentes e modernas tecnologias durante a vida estudantil e acadêmica promove maior eficácia no acesso ao conhecimento. Neste artigo realizou-se uma revisão integrativa de literatura na área da docência coletando dados em publicações literárias com o uso de descritores e referenciais teóricos que versem a respeito se as tecnologias digitais (TD) realmente promovem a autonomia dos aprendentes na contemporaneidade. Foram coletados dados a partir de pesquisa na base eletrônica Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e através do buscador Google Acadêmico (Scholar). Os resultados comprovam a relevância do uso das mesmas em sala de aula e também agregam conhecimentos para a vida diária. Evidencia – se, que em uma hipótese positiva as TD permitem a melhoria da prática pedagógica por meio de sua inserção efetiva, sendo relevante e necessária uma reflexão aprofundada sobre o tema, haja vista, a possibilidade de seu uso para a construção da autonomia dos aprendentes.

 

Biografia do Autor

Tailana Santana Alves Leite, UFT / UEMA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (2012). Tem experiência na área de Enfermagem e Educação. Atuou na rede de Ensino de Educação Técnica em Enfermagem pelo Núcleo de Ensino Senai (NETS) de agosto de 2015 a maio de 2017. Trabalhou pela Secretaria de Saúde do Município de Grajaú como Enfermeira. Atualmente exerce a função de professora na rede pública municipal, e docente no curso de Enfermagem Bacharelado pelo CESGRA - UEMA, campus de Grajaú - MA.

 

Fernanda Santana Alves Leite, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde PPGECS pela UFT. Enfermeira. Especialista em Saúde Pública, Ensino de Genética, Educação Pobreza e Desigualdade Social e em Saúde Indígena.

Leandro Guimarães Garcia, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Professor Adjunto do Curso de Medicina.

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Professor Adjunto do Curso de Jornalismo.

 

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Publicado
2019-08-08