NINGUÉM É SUJEITO DA AUTONOMIA DE NINGUÉM: REFLEXÕES SOBRE A AUTORIA DOCENTE

  • Kênia Kristina Furtado Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alba Regina Battisti de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina

Résumé

O presente estudo apresenta discussões no âmbito das (sobre)vivências dos professores/as diante dos limites e possibilidades da autoria docente, reconhecendo nela uma esperança adormecida de resistência às diversas tentativas de burocratizações e certo controle sobre a prática pedagógica do professor. O cenário atual das políticas educacionais no Brasil está permeado por objetivos que confrontam a ampliação e consolidação da autonomia e autoria docente, mas de alguma forma representam desafios com os quais teremos que lidar. Temos como questão central: como a docência se configura na atualidade entre as relações, tensões e possibilidades frente aos discursos e políticas sobre a profissão? Dessa forma, destacamos ideias e princípios em torno de produções sobre currículo, autoria docente e autonomia. A produção nos permite reconhecer um quadro histórico e social complexo para a educação, em especial para os docentes, mas também de reafirmação e retomada de conceitos e práticas, numa perspectiva crítica e dialética.

 

 

Bibliographies de l'auteur

Kênia Kristina Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, membro do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente – GPDD/NAPE (UDESC), membro do Grupo de Pesquisa em Currículo – Itinera (UFSC) e Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC.

Alba Regina Battisti de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora do Departamento de Pedagogia e do quadro permanente Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Líder do Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente - GPDD - CNPq.  Desenvolve pesquisas e ações de extensão sobre formação e práticas docentes no contexto atual com destaque para as políticas de formação docente, trabalho docente e relação universidade e Educação Básica.

Références

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Publiée
2019-08-08