NINGUÉM É SUJEITO DA AUTONOMIA DE NINGUÉM: REFLEXÕES SOBRE A AUTORIA DOCENTE
Abstract
O presente estudo apresenta discussões no âmbito das (sobre)vivências dos professores/as diante dos limites e possibilidades da autoria docente, reconhecendo nela uma esperança adormecida de resistência às diversas tentativas de burocratizações e certo controle sobre a prática pedagógica do professor. O cenário atual das políticas educacionais no Brasil está permeado por objetivos que confrontam a ampliação e consolidação da autonomia e autoria docente, mas de alguma forma representam desafios com os quais teremos que lidar. Temos como questão central: como a docência se configura na atualidade entre as relações, tensões e possibilidades frente aos discursos e políticas sobre a profissão? Dessa forma, destacamos ideias e princípios em torno de produções sobre currículo, autoria docente e autonomia. A produção nos permite reconhecer um quadro histórico e social complexo para a educação, em especial para os docentes, mas também de reafirmação e retomada de conceitos e práticas, numa perspectiva crítica e dialética.
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